INÍCIO

DICAS

BRASIL

EUROPA

AMÉRICA

AFRICA

ÁSIA

SEU ROTEIRO

Budapeste: dicas de turismo

Neste post você encontrará dicas para fazer turismo em Budapeste. Dicas de atrações e passeios, como chegar, quantos dias ficar, onde se hospedar e o que comer. Enfim, um post completo com tudo que você precisa saber antes de viajar.

Budapeste é uma cidade encantadora. Paisagens maravilhosas se misturam com o rio Danúbio que a corta bem no meio. Nas margens, construções impressionantes como o parlamento e o Castelo de Buda.

A cidade surgiu da fusão de outras três: Buda, Ôbuda e Peste. Budapeste é hoje um dos destinos mais turísticos do mundo, e recebe mais de 4 milhões de turistas anualmente.

Budapeste também é a cidade dos pratos fartos e dos bares em ruínas. Prepare-se para comer muita carne: os principais pratos contam com carnes de porco ou gado. Para sair à noite, beber cerveja e se divertir, os bares em ruínas podem ser uma boa pedida.

Budapeste é uma cidade repleta de lindas paisagens

Enfim, não faltarão atrações para fazer turismo em Budapeste. Seja caminhando pelas suas ruas pitorescas, seja em um cruzeiro pelo rio Danúbio, ou uma visita a um castelo, ou um banho em águas termais. A verdade é que você sempre terá o que fazer em Budapeste.

Dicas de turismo em Budapeste

Dica 1: Muita gente faz um bate volta a cidade e isso é um verdadeiro delito. Passe ao menos uma noite em Budapeste.

Dica 2: combinar uma viagem a Budapeste com Praga e Viena é super recomendado. Veja nossos roteiros do que fazer em Praga e o que visitar em Viena.

Dica 3: Está perdido no planejamento de sua viagem acesse nossosroteiros personalizados e deixe a gente montar seu roteiro para você.

Como chegar em Budapeste

Chegar em Budapeste é relativamente fácil. Há trens que ligam Budapeste a várias outras cidades europeias. Nós chegamos vindos de Viena. Outra maneira de chegar é usando o avião. Em uma ou duas horas de voo é possível chegar a Budapeste vindo de praticamente qualquer grande cidade da Europa.

Dica: Budapeste fica muito próxima a Bratislava e Viena. É altamente recomendável conhecer essas três cidades na mesma viagem.

Quantos dia ficar em Budapeste

Se você é uma pessoa que acorda cedo e gosta de passar o dia todo perambulando, pode conhecer os principais pontos em até um dia, mas lembre-se que este dia tem que ser inteiro, ou seja, acordar e dormir em Budapeste. Eu acredito que o tempo ideal sejam dois dias. Mas se você é daqueles que gostam de uma viagem bem tranquila, podendo acordar mais tarde e quem sabe até separar um tempo para ver algumas lojas, eu recomendo 3 dias.

Budapeste durante a noite

Atrações de Budapeste

Budapeste tem muitas atrações imperdíveis. Eu vou listar algumas aqui, tente não deixá-las de fora do seu roteiro.

Parlamento de Budapeste

Localizado nas margens do Rio Danúbio, o parlamento húngaro é o exemplo mais notável da arquitetura de Budapeste. É também a maior construção da Hungria e um destino imperdível na cidade.

Neste prédio acontecem as sessões legislativas. Inclusive no dia de nossa visita havia um protesto, só não pudemos entender do que se tratava. É possível inclusive visitar o prédio por dentro em um tour.

O Parlamento de Budapeste é a mais famosa construção de Budapeste

A magnitude dessa construção é tão grande e impressionante que fica muito difícil enquadrá-lo em uma foto. Por mais que você se afaste, é difícil encaixar o parlamento em uma foto, mas não se preocupe, quando você chegar do outro lado do rio verá que lá é o melhor lugar para fotografar o parlamento.

Não deixe também de reparar na arquitetura do local. São 18000 m² construídos cheios de detalhes. Ao todo mais de setenta salas compõe o parlamento. Compre sua visita guiada aqui.

Mirante

Atravessando o rio Danúbio usando o metrô, você chegará ao melhor lugar para apreciar a paisagem mais famosa de Budapeste, basta percorrer uma parada. A vista do cartão postal da cidade e a sua foto mais linda da viagem será neste local. É uma visita rápida.

Atravesse o rio Danúbio e tenha a melhor vista do Parlamento de Budapeste

É preciso tomar certa distância para ver a totalidade do parlamento húngaro. Lá você entenderá por que essa é uma das construções mais impressionantes da Europa.

Bastião dos pescadores

Situado na antiga Buda, o Bastião dos Pescadores será a segunda atração mais impressionante de Budapeste. É difícil escolher minha preferida entre ele e o parlamento. Um terraço em estilo neorromânico em tons claros, situado em uma colina que garante vistas incríveis da cidade.

Grande parte desta atração é gratuita. Você vai subindo as escadas, caminhando pelas passarelas, apreciando as vistas até chegar no alto. Para acessar a parte mais alta do terraço é preciso pagar entrada. Sinceramente não achei necessário, já que chegamos até bem no alto, e somente a última parte não é acessível gratuitamente.

Bastião dos Pescadores

No topo há um restaurante com preços honestos e uma vista incrível, eu recomendo. Há também algumas lojinhas de souvenirs que são um verdadeiro assalto, com preços bem exorbitantes.

Por fim, a linda Igreja de Matias. Você pode aproveitar e conhecê-la por dentro. Mas a parte de fora é o que mais impressiona. Pequenos detalhes coloridos que se misturam aos seus tons de cinza claro e agradam aos olhos.

Igreja de Matias

Castelo de Buda

Outra imponente construção de Budapeste, o Castelo de Buda é passagem obrigatória a qualquer turista. Nele há também um museu que pode ser visitado com a compra dos ingressos. Já a parte externa e os jardins podem ser visitados gratuitamente.

Castelo de Buda

A vista do alto do castelo mais uma vez impressiona. A dica é aproveitar as paisagens e descer caminhando do alto do castelo até às margens do rio Danúbio, o que será um verdadeiro desafio. Escadas e ruas estreitas e difíceis de encontrar fazem do caminho um tanto peculiar. Compre seu tour guiado aqui.

Ponte Széchenyi Lánchíd

Essa ponte fica quase de frente para o Castelo de Buda, então faz muito sentido atravessá-la logo depois de sua visita ao castelo. A arquitetura da Ponte Széchenyi Lánchíd realmente a diferencia das demais. A estátua de dois grande leões conferem um ar rudimentar a ponte.

Ponte Széchenyi Lánchíd

Great Market Hall

E se você gosta daqueles grandes mercados, repleto de barrraquinhas onde você encontra vários tipos de comida, roupa e até um enfeite para sua casa, não deixe de ir ao Great Market Hall. Neste lugar você encontrará várias opções gastronômicas.

Great Market Hall

New York Palace Cafe

Qualquer roteiro que você ler sobre Budapeste lhe indicará ir a este café. A decoração é realmente diferenciada, rodeada por espelhos, lustres e tons dourados que conferem um ar luxuoso ao local. Na porta, filas de turistas ávidos para tomar uma xícara de café enquanto admiram toda a riqueza do lugar.

New York Palace Cafe

Eu não posso falar sobre o café, pois apenas entramos, vimos a decoração, e saímos. Esse tipo de lugar não é bem o meu estilo. Mas como gosto de ver as opções e mostrá-las no blog, fomos até lá. Se você gosta de tirar belas fotos e de lugares disputados, não deixe de passar no New York Cafe. Para mais opiniões sobre o local acesse as avaliações do TripAdvisor, é sempre bom saber o que esperar.

Basílica de Santo Estêvão

E se você gosta de visitar igrejas e ver a bela arquitetura do local, a Igreja de Santo Estêvão pode ser uma opção de visita. Além de ser a maior igreja de Budapeste é também onde fica uma relíquia húngara, a mão direita de Santo Estêvão mumificada.

Basílica de Santo Estêvão

Castelo Vajdahunyad

Pertinho dos banhos termais de Budapeste, encontramos esse lindo castelo. Já era noite quando passamos por sua bela fachada. Eu recomendo que você passeie por ele, dependendo de quantos dias for seu roteiro você pode visitá-lo com mais calma.

Sua arquitetura lembra um autêntico castelo medieval. Como fomos durante a noite, ele ficou ainda mais pitoresco.

Castelo Vajdahunyad

Banho Termal Széchenyi

A hungria é conhecida por sua águas termais. Nos contaram que os húngaros realmente tem o costume de frequentar esses lugares, e não raro relaxam em águas termais após o trabalho.

Quando soube que em Budapeste tem opções de banhos com águas termais, decidi que visitaria um desses lugares. Pela localização e facilidade escolhemos o Széchenyi. Leve biquíni, chinelos e toalhas.

Banho Termal Széchenyi

Nós fomos no fim da tarde, quase à noite, e já estava muito frio. Mas a água lá é realmente quente, algumas vezes senti até calor. Foi muito relaxante e havia várias opções de piscinas, algumas externas outras internas. As águas das piscinas também variavam de temperatura, algumas mais quentes e outras mais frias.

É gratificante viajar e viver experiencias assim, bem locais. Estava cheio de turistas também, obviamente. Mas vimos muitos locais por lá. Para evitar filas compre seu ingresso antecipado.

Cruzeiro em Budapeste

O rio Danúbio corta Budapeste de ponta a ponta. Nas margens do rio, ficam os monumentos mais bonitos da cidade como o parlamento, o Castelo de Buda e o Bastião dos Pescadores. Portanto, fazer um cruzeiro pelo rio de dia ou a noite, quando os monumentos estarão iluminados, deve ser um passeio obrigatório para quem curte lindas paisagens.

Em um cruzeiro noturno pelo rio Danúbio você poderá ver os principais monumentos iluminados

Dica: O Viagem na Planilha recomenda: cruzeiro com taça de champanhe e com áudio guia em português. E se você procura um cruzeiro mais completo com jantar e show típico, que tal ver essa opção.

Praça dos Heróes

A Praça dos Heróes é uma dos cartões postais de Budapeste. No centro da praça está o Monumento do Milênio: estátuas de fundadores da cidade e de grandes personalidades. Ao redor da praça você encontrará o Museu de Belas Artes e o Palácio da Arte que pode ser uma ótima visita para quem tem mais tempo na cidade.

Praça dos Heróes

Comida de Budapeste

Alguns pratos para provar em Budapeste:

Galuska - lembra um nhoque, mas os pedaços são bem menores, nada mais é que uma massa resultante da combinação de ovo, farinha e sal, jogada aos pedaços em água fervente. Esse é o acompanhamento que mais aparece nos pratos.

Galuska

Gulyás - goulash, nada mais é que uma sopa com alguns pedaços de carne e legumes. O molho leva páprica.

Goulash

Pörkölt - carnes em cubos com um molho bem encorpado, acho que esse seria o prato mais tradicional de Budapeste, acompanhado com galuska, claro.

Porkolt

Kürtőskalács - esse é um prato muito encontrado, tanto em Budapeste como Praga ou Viena. É uma massa feita em rolinho. Ele pode ser encontrado recheado em várias versões, com chocolate, morango, creme, enfim, não lhe faltará opção de sabores.

Kurtoskalacs

Além dos pratos citados, há vários outros. Se você é apaixonado por gastronomia e viagem, deve pensar seriamente em fazer um tour gastronômico. Eu já fiz em várias cidades pela qual passei e posso dizer que é uma experiência incrível. Em Budapeste recomendamos esse tour gastronômico.

Bares em ruínas

Para alegrar sua noite em Budapeste, procure por um bar arruinado. Eu sinceramente não entendi ao certo este conceito. Mas dizem que antigamente esses bares eram construídos em casas abandonadas. Apenas colocavam mesas e cadeiras em um lugar abandonado.

Hoje em dia já não parece ser bem assim, uma vez que os pubs em ruínas são muitas vezes bem estruturados. Em nada lembram um lugar em ruínas, na minha opinião. De qualquer forma, ir a um bar em ruínas será um jeito bem típico de acabar a sua noite em Budapeste.

Onde se hospedar em Budapeste

Escolher sua hospedagem em Budapeste não será nada difícil. A dica é ficar relativamente perto das margens do Danúbio, já que a maioria das atrações ficam por lá. Prefira ficar próximo ao parlamento e você poderá ir caminhando para a maioria das atrações.

Abaixo algumas dicas de hotéis em Budapeste. Nós escolhemos nos hospedar em um barco hotel localizado no Danúbio.

Provavelmente o InterContinental Budapeste seja uma das melhores opções de hotéis em Budapeste, o hotel 5 estrelas fica em uma localização privilegiada e conta com quartos confortáveis. O preço é relativamente baixo para um 5 estrelas localizado na Europa.

E se tudo que você quer é um hotel médio padrão com um bom preço, o Novotel Budapeste deve ser perfeito. Bem localizado e com bons preços.

E se você gosta de ficar bem localizado, mas com certa economia, deve pensar seriamente no Art & Design Studio, um estúdio com tudo que você precisa em uma localização que não poderia ser melhor.

E se gosta de experienciar coisas diferentes, que tal hospedar-se em um barco hotel. Já aviso que o conforto não será o mesmo de um hotel. Nós ficamos neste hotel, Barco Fortuna, com localização incrível e preços bem acessíveis. Pense seriamente em escolher um quarto com vista, afinal você estará no Danúbio cercado de lindas paisagens.

Hotel Barco Maribelle, mais uma opção de barco hotel para você. Bons preços e ótima localização.

Espero que nossas dicas de turismo em Budapeste ajudem você a planejar uma linda viagem pela cidade!