INÍCIO

DICAS

BRASIL

EUROPA

AMÉRICA

AFRICA

ÁSIA

SEU ROTEIRO

Cinque Terre: roteiro e dicas

Neste post eu conto como foi conhecer Cinque Terre na Itália. Aqui você encontrará um roteiro com dicas das principais atrações e ainda os custos da viagem detalhados.

Cinque Terre é um parque que fica na região da Lingúria na Itália. São cidadezinhas construídas sobre um terreno acidentado, o que confere uma paisagem mais linda que a outra. É considerado patrimônio da humanidade.

Manarola

As cinco cidades são Monterosso, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore. São cidades muito pequenininhas. Há quem faça um bate e volta partindo de Spezia e conheça as cinco em um dia só. Sim, é possível fazer isso. Mas eu recomendo ficar pelo menos dois dias, ainda mais se você for no verão. Para que fazer tudo correndo se você pode passear com calma, fazer as trilhas de Cinque Terre, curtir as praias e ainda aproveitar para comer os frutos do mar da região.

Nosso Roteiro

Abaixo eu descrevo um roteiro simples para conhecer todas as cidadezinhas e ainda fazer uma das trilhas. Além disso, se quiser saber o custo da nossa viagem acesse: Preços de uma viagem a Itália. Lá você encontrará nossos gastos de toda a viagem.

Nosso roteiro foi de dois dias em Cinque Terre, eu gostei muito de conhecer as cidades com calma. Acho que ficaria bem corrido conhecer todas em um dia apenas, embora eu ache possível. E se você não tem dois dias, ir e conhecer em um dia é melhor que não conhecer.

Primeiro dia

Começamos conhecendo Riomaggiore, a primeira das cinco cidades para quem vem de Spezia. Chegamos bem cedinho e não havia quase ninguém na cidade. Passeamos um pouquinho, fomos a uma igrejinha que ficava bem alto morro e tiramos algumas fotos da cidade.

Riomaggiore

Não se preocupe com mapas, é impossível você não conhecer tudo nessas cidadezinhas. Elas são muito pequenas. Andar por suas ruas é intuitivo, e aos poucos você encontra os pontos mais bonitos sem nem precisar procurá-los.

Dica 1: Em Riomaggiore havia uma trilha muito famosa, que dizem ser muito bonita. Mas em 2011 houve uma enchente e a trilha foi fechada desde então por ter sido parcialmente destruída. Quando for comprar o passe diário, pergunte também sobre quais trilhas estão abertas no dia da sua visita, isso varia conforme o clima.

De Riomaggiore seguimos para Manarola que, para quem sabe nadar, tem a melhor praia. A água é transparente e limpa, e é menos lotada que a de Monteroso. Se você vai com crianças, Monteroso é melhor.

A cidade de Manarola é ainda menor que Riomaggiore. Novamente, conhecer a cidade toda não será difícil. No almoço, aproveite para experimentar o molho pesto de Cinque Terre, que é famoso até na própria Itália. Em Manarola também há um mirante, bem fácil de achar, basta seguir o fluxo de turistas. Se não quiser entrar no mar, aproveite esse tempo para um passeio de barco.

Depois de passar a manhã em Riomaggiore e a tarde em Manarola, fomos para Corniglia, a menor das cinco cidadelas. Corniglia é cheia de vinhedos e natureza. Diferente das outras, fica bem acima do nível do mar. Não é tão colorida como as vizinhas, as casas e restaurantes são feitos em pedra. Nós dormimos em Corniglia. A noite foi muito tranquila, haviam pouquíssimos bares e restaurantes. A maioria das pessoas vai apenas passar o dia, por isso a noite é tudo mais calmo. Para quem gosta de gente e opção de lazer recomendo dormir em Monteroso.

Corniglia

Segundo dia

Conhecemos Corniglia, andar pela cidade toda foi fácil. Por lá, devem haver umas cinco ruas, ou menos, não há carros. Lá você também encontrará um lindo mirante. Tomamos um bom café da manhã e seguimos para Monteroso.

Monteroso é a maior das cidades, ainda que muito pequena. É mais cheia de gente, há mais opções de restaurantes, lojas, cafés e sorveterias. A praia em Monteroso é a única que tem faixa de areia (na verdade lá a praias tem pedrinhas ao invés de areia). De frente para o mar há uma banca que vende frutos do mar fritos na hora em um cone. A fila é bem grande, mas vale a pena experimentar. Aproveite seus mariscos, lula, polvo, camarão e peixe de frente para o mar. Depois disso, se perca pela cidade. Não será difícil se encontrar novamente.

Monteroso

Para ir a Vernazza optamos por fazer a trilha Monteroso - Vernazza levamos umas duas horas. A trilha tem trechos de subida e é um pouco cansativa. Mas se você tem boa saúde pode fazer a trilha tranquilamente, não é preciso ser atleta.

Enfim chegamos a Vernazza, a última das Cinque Terre. Andamos um pouco, conhecemos a cidade com calma. Era a última das Cinqueterre que visitávamos. Gostamos muito de chegar em Vernazza pela trilha, pois pudemos tirar a foto mais bonita da viagem no caminho.

Vernazza

Para voltar a Spezia, basta pegar o trem de qualquer uma das cidades. Nós fomos de Vernazza a Spezia, e em Spezia pegamos um trem para Florença, região da Toscana. Lembre-se que o trem até Spezia é incluso no passe diária. Em Florença iniciamos nosso roteiro pela região da Toscana, clique para saber do nosso roteiro pela Toscana.