INÍCIO

DICAS

BRASIL

EUROPA

AMÉRICA

AFRICA

ÁSIA

SEU ROTEIRO

Como planejar uma viagem perfeita sem gastar muito

Está pensando em viajar mas não sabe como planejar uma viagem do zero? Aqui você confere todos os passos para o planejamento de uma viagem perfeita sem gastar muito.

Eu amo viajar. Adoro ir a um lugar no qual nunca estive, aprender uma nova língua, mesmo que seja apenas como dizer olá e obrigada. Amo comer pratos de diferentes lugares. Adoro conversar com locais, perguntar sobre a política de seu país, ou até mesmo perguntar sobre o Brasil na visão deles.

Apesar de ter um blog, eu trabalho e viajo apenas nas férias. E trabalho para poder viajar mais. Nesses trinta dias que eu tenho, eu sinto que sou livre para poder ir a qualquer lugar do mundo. Fazer qualquer coisa que eu queira fazer. Mas para quem sonha em conhecer o mundo, trinta dias por ano é pouco. Por isso cada viagem tem muito trabalho de planejamento por trás.

Nossas férias a Itália: passamos por Roma, Milão, Veneza, Costa Amalfitana, Cinque Terre e Toscana.

Documentação para viagem

Primeiro passo é fazer um passaporte. Além disso, verificar se os destinos que você vai precisam de visto, e se precisar, quanto tempo leva para você conseguir o visto, se você tem todos os requisitos, etc...

Marcando as férias

Então será preciso marcar as férias,  escolher os dias que vamos viajar. Quanto maior a antecedência melhor, mas nem sempre nossos chefes estão dispostos a colaborar.

Além disso, na hora de marcar férias também temos que ter ideia dos destinos que queremos visitar. O Brasil é bom para visitar qualquer época do ano, mas você não vai querer estar na Tailândia na época das enchentes, nem ir ao caribe nos meses de furacões.

Mochilão Chile, Argentina e Bolívia: Passamos pelo parque Torres del Paine, Glaciar Perito Moreno, Deserto do Atacama e Salar de Uyuni.

Seja flexível

Depois das férias marcadas, seja flexível. Marcar férias no fim de ano para passar o réveillon em Nova York deve ser incrível. Mas, nesse caso, em época de feriado, e definindo apenas um destino, você com certeza gastará muito mais que outra pessoa que está disposta a viajar no começo de Dezembro para Nova York, Canadá ou Europa.

Veja que quando você sai daquelas datas que todo mundo quer viajar, e aceita viajar para vários destinos, tem mais chances de economizar. Isso porque tem mais chances de achar promoções, os hotéis estarão menos lotados e assim por diante.

Comprando as passagens

Depois de pesquisar vários preços e destinos é hora de comprar a passagem. Acompanhe os preços para os destinos escolhidos e compre a passagem quando ver que os preços baixaram consideravelmente.  Isso geralmente ocorre nas promoções, não esqueça de acompanhar sites que divulgam promoções.

Decidindo os deslocamentos internos

Depois da passagem até o destino, é hora de comprar os deslocamentos internos. Aí a coisa fica bem mais complicada. São muitas opções de deslocamento. Barco, trens, ônibus, avião... Uma pessoa que comprou a passagem do Brasil a Roma pode ir de ônibus para Veneza, pode ir de trem a Paris, pode pegar um voo low cost a Praga. São muitas opções.

Essa etapa da viagem exige muito trabalho para pesquisar todas as possibilidades. Só depois de comparar os preços, o conforto, os destinos, você deve comprar as passagens internas.

Espanha, Holanda, Marrocos e Bélgica na mesma viagem.

Definindo os hotéis

É preciso então escolher os hotéis em cada cidade. Busque no Booking, no Airbnb, nos próprios hotéis. Avalie o melhor bairro para se hospedar. Verifique os descontos em sites de compras coletivas. Com muita pesquisa é possível economizar bastante.

Eu costumo ordenar as opções pelo preço e usar os filtros. Assim só aparecem hospedagens dentro do meu perfil, e aquelas que tem o preço menor eu verifico primeiro. Não necessariamente eu vou escolher o mais barato, mas eu vou olhar até encontrar o padrão que eu procuro.

Além dessas opções, há maneiras menos conhecidas de economizar em hospedagem. Se você quer uma viagem bem econômica leia as dicas do blog Além da curva para economizar na viagem.

Definindo os passeios

Então, é preciso definir os passeios. Quais as atrações mais concorridas, quais ingressos comprar antes da viagem para acessar as atrações sem filas. Quais as empresas mais adequadas para um determinado passeio. Nesta etapa também é preciso pesquisar bastante.

Viaje tranquilo

Por fim, para você viajar tranquilo imprima todas as reservas, cartões de embarque, passagens internas, anote endereços e telefones dos hotéis. Leve um mapa de metro da cidade que você está indo, por exemplo, eles geralmente estão disponíveis na internet. Tenha em mente que quando você chega em um novo destino não é sempre que tem internet disponível.

Também há alguns aplicativos que facilitam a viagem do viajante. Baixe aplicativos de localização, até mesmo tradutores. Já fomos salvos por esses aplicativos diversas vezes.

Nossas viagens

Se você seguir todos os passos, você terá planejado uma viagem incrível. Nós usamos esses passos para planejar nossas viagens. E foi assim que fizemos uma viagem pela Ásia: Tailândia, Camboja, Singapura e Malásia. Também fizemos uma visita a Bélgica, Holanda, Marrocos e Espanha. Um mochilão pela Patagônia, Deserto do Atacama e Salar de Uyuni, e uma viagem a Itália indo desde Roma à Costa Amalfitana, Toscana, Cinque Terre, Milão e Veneza. E já estamos preparando uma nova visita a Ásia.

Viagem a Asia: Tailândia, Camboja, Singapura e Malásia

Se você analisar nossos gastos, com o tempo que ficamos, e a quantidade de lugares que visitamos em cada viagem, vai perceber que gastamos muito menos que a maioria das pessoas. Isso porque sua dedicação ao planejar sua viagem vai ser essencial. Quanto mais tempo e atenção, menos você gasta e mais inesquecível sua viagem fica.

Acredite, não há nada mais libertador que planejar a própria viagem. Sem agências, sem roteiros engessados, sem taxas e comissões para vendedores. Apenas você indo para onde quer e quando quer.

Gostou do nosso roteiro? Tem vontade de viajar, mas não sabe como planejar uma viagem assim como essas? Até sabe mas não tem paciência ou tempo? A gente pode planejar sua viagem com você. Nós estaremos te auxiliando em todos os passos. Faça um orçamento gratuito e veja como viajar pode ser mais fácil que você imagina! Acesse nossa seção de Consultoria de Viagem