INÍCIO

DICAS

BRASIL

EUROPA

AMÉRICA

AFRICA

ÁSIA

SEU ROTEIRO

Conhecendo a Itália: como planejar um roteiro perfeito

Neste post você poderá conferir dicas de como planejar um roteiro pela Itália. Aqui você encontrará informações de como escolher as cidades para conhecer, de como viajar entre elas, quais pontos turísticos visitar e os custos detalhados da nossa viagem.

A Itália é um daqueles países em que você não pode simplesmente passar poucos dias e dizer que conheceu. É um daqueles países que a cultura, a gastronomia, as paisagens são tão ricas e distintas que você não vai se contentar em ir apenas a capital. Imagine que apenas para provar os inúmeros pratos deliciosos e muito conhecidos você teria que ficar pelo menos uns dez dias. São tantas opções: espaguete, gnhocci, pizza, presunto de parma, molho bolognesa, lasagna, bruscheta, gelatto... quem vai a Itália e não come demais, simplesmente não foi a Itália.

Cinque Terre - Região da Ligúria/ Itália

Mas se o país tem tanto a oferecer, tanto para conhecer e tanto para comer, como fazer um roteiro completo e que cabe nas suas férias. Nós do Viagem da Planilha também viajamos nas férias, e foi muito difícil decidir um roteiro pela Itália em duas semanas.

Eu vou contar como escolhemos as cidades e mostrar nosso roteiro para vocês. Claro que o seu roteiro será só seu, eu mesma mudaria algumas coisinhas no roteiro que eu fiz, mas também vou falar disso mais para frente.

Dica: Se mesmo com nossas dicas você tiver dificuldade para planejar sua viagem a Itália, a gente pode planejar sua viagem com você. Acesse nossa seção de Consultoria de Viagem.

Conhecendo a Itália

Para decidir o que conhecer na Itália, faça uma lista das cidades que você não iria deixar de fora de jeito nenhum. Assim Milão, Veneza, Cinque Terre e Roma entraram no nosso roteiro. São cidades italianas com muita opção de turismo, meio clichês até, mas que queríamos muito conhecer.

Catedral de Milão

Depois disso pesquisamos bem para ver as outras opções que tínhamos: Costa Amalfitana, Nápoles, Lago de Como, Sicília, Sardenha, Toscana, região mais Sul onde temos praias lindas e região norte onde temos algumas estações de esqui. Sim, na Itália tem muito lugar lindo, mas com 15 dias sabíamos que não dava para conhecer tudo.

Desses lugares, pesquise os que mais lhe agradam, eu por exemplo, me apaixonei pela Costa Amalfitana, eu sabia que não poderia deixar ela de fora assim que vi as fotos na internet. Além disso chegar até lá de Roma era muito fácil.

Amalfi -Costa Amalfitana/ Itália

Veja se você vai aproveitar a visita na época do ano que você vai viajar. Por exemplo, se for inverno é mais interessante ir ao Lago do Como, ver paisagens com neve do que para a Sardenha, ilha italiana com praias de águas cristalinas.

Veja também quanto tempo e dinheiro você irá gastar para conhecer determinada região. Foi assim que tiramos Sardenha do roteiro, pois gastaríamos com transporte aéreo até a ilha, e ainda com carro alugado, pois vários blogs diziam ser muito importante alugar um carro para conhecer a ilha. Além disso, o tempo de estadia recomendado girava em torna de 7 dias ou mais, ou seja, sem chance para gente, quem sabe em uma próxima viagem.

Então, divida o tempo que você temna Itália entre as cidades que escolheu de acordo com as atrações que você quer visitar em cada uma delas.

Enfim depois de analisar bem a lista, incluímos a Costa Amalfitana e a região da Toscana, e dividimos nosso tempo conforme o roteiro abaixo.

Milão - 1 dia.
Veneza - 1 dia.
Roma - 3 dias.
Costa Amalfitana - 3 dias.
Cinque Terre - 2 dias.
Região da Toscana - 3 dias.
Florença - 1 dias.

Se você vai a Itália e quer um destino diferente não deixe de ler o roteiro do blog Turisteiro para conhecer os Alpes Italianos.

Transporte entre as cidades - 1 dia

Onde se hospedar na Itália

Acesse nosso Guia de Hotéia na Itália. Você encontrará sugestões de hotéis bem localizados em todas as cidades em que estivemos. Além disso, nosso site tem um serviço gratuito de recomendações de hotéis. Basta preencher um formulário e enviamos uma lista com hotéis bem avaliados, com boas localizações e dentro do seu orçamento. Acesse dicas de hotéis.

Nós pesquisamos no Booking e no Airbnb. Na Itália, o Airbnb é mais barato. Sempre considere o transporte quando for escolher o hotel. Não adianta pagar barato em um hotel e pagar caro no transporte até as atrações.

Veneza

No Airbnb você pode escolher a região desejada e ver os valores das hospedagens disponíveis, assim é possível encontrar alguma dentro do seu orçamento!!! Não esqueça de ler as restrições antes de fazer o pagamento.

Se você ainda não usou pode se cadastrar usando este link, automaticamente você ganhará R$ 130,00 de desconto na primeira hospedagem. E ainda ajuda a gente a continuar escrevendo.

Qual o melhor meio de transporte para conhecer a Itália

Nossa ideia inicial era fazer todo roteiro pela Itália com um carro alugado, mas quanto mais eu pesquisava sobre isso, mais certa eu ficava que fazer isso ia ser um erro. Alugar um carro na Itália, não é como alugar um carro no Brasil. Tudo começa com as locadoras de carros da Itália, se você olhar as avaliações no Google ficará surpreso ao descobrir a quantidade de problemas que as pessoas têm. Mas enfim, não foi isso que nos fez mudar de ideia. O valor do estacionamento que chega facilmente a 30 euros (aprox.140 reais) a pernoite, mais 2 euros a hora nos estacionamentos públicos, e a zona limitada foram os fatores que fizeram a gente abandonar a ideia de fazer o roteiro todo de carro. Para quem não sabe zona limitada, são zonas proibidas para não residentes, algumas tem um horário de proibição outras são sempre proibidas. Algumas cidades, como por exemplo Florença tem várias dessas zonas, inclusive no centro, e não é incomum um turista desavisado passar por elas e levar uma multa no valor de 200 euros (quase 1000 reais).

Por fim, decidimos alugar o carro só na região da Toscana, que é uma região com muitas cidades turísticas pequenas e vinícolas, nas quais ir de ônibus ou trem era inviável. O roteiro clássico pela Toscana inclui muitas dessas cidadelas que você pode conhecer em 3 - 4 horas, e visitas a algumas das melhores vinícolas da Itália.

Região da Toscana

Os nossos demais deslocamentos foram feito de ônibus e trem. Optamos sempre considerando o custo-benefício. Conseguimos alguns ótimos valores de trem (10 euros), e alguns valores de ônibus inacreditáveis (5 euros). A companhia de ônibus que usamos foi a Flixbus e a de trem foi a Trenitália.

Dica: antes de sair comprando passagens, faça vários testes e veja qual rota sai mais em conta considerando todos os deslocamentos que serão necessários em sua viagem. Não adianta comprar uma passagem barata de Milão a Roma, e descobrir que a passagem de Roma ao próximo destino vai ser mais cara. Só compre depois de pesquisar os preços de todas as passagens. Lembre-se também de fazer um roteiro conexo, que aproveita bem o seu tempo.

O que eu mudaria no meu roteiro pela Itália

Se eu pudesse replanejar o roteiro, eu não alugaria o carro, e faria um tour de um dia aos vinhedos saindo de Florença. Isso porque passamos três dias indo a várias cidadezinhas da Toscana e tomando vinhos, as cidades são lindas, mas muito parecidas e apesar de gostar de vinho, apenas um dia ou dois dias de passeio já seria suficiente para mim, e tem vários tours que saem de Florença bem completos e você não precisa se preocupar com a zona limitada e com o vinho na hora de dirigir. Além disso, eu adicionaria um dia na Costa Amalfitana que é simplesmente maravilhosa. Mas isso é muito pessoal, se você é um apreciador de vinhos e cidades antigas, talvez quisesse até adicionar alguns dias na Toscana. Além disso, eu também trocaria o dia da visita a Florença, que infelizmente caiu numa segunda e não pudemos ir a Galeria dos Ofícios, um dos museus mais interessantes do mundo.

Itália - Passeios que você deve comprar antes de viajar para evitar as filas

Galleria degli Uffizi (Galeria dos Ofícios) - a fila é enorme e não abre na segunda
Capela Sistina - fica no vaticano, e o ingresso é comprado junto para o museu do vaticano, as filas são enormes
Coliseu - uma das atrações mais visitadas da Itália, não precisa nem dizer o tamanho da fila, melhor não arriscar

Coliseu - Roma

O preço das coisas na Itália

Eu fiz uma planilha com os gastos da nossa viagem para ajudar você que está planejando sua viagem a ter ideia dos preços das coisas na Itália. Repare que fomos em uma época onde o câmbio estava bastante desfavorável aproximadamente 5 reais 1 euro. Acesse nossa planilha de gastos.

Enfim, nossa viagem foi maravilhosa, conhecemos uma boa parte da Itália. Comemos muito, fomos a lugares que eu imaginava conhecer desde de criança, como o Coliseu e a Torre de Pisa.

Gostou do nosso roteiro pela Itália? Tem vontade de viajar, mas não sabe como planejar uma viagem assim como essa? A gente pode planejar sua viagem com você. Auxiliamos desde a compra das passagens, elaboração do seu roteiro, indicação do hotel que combina com você e cabe no seu orçamento, até orientação sobre documentação e itens para levar na mala. Faça um orçamento gratuito e veja como viajar pode ser mais fácil que você imagina! Acesse nossa seção de Consultoria de Viagem.