INÍCIO

DICAS

BRASIL

EUROPA

AMÉRICA

AFRICA

ÁSIA

SEU ROTEIRO

Costa Amalfitana: roteiro com principais pontos turísticos

Neste post eu conto como foi conhecer a Costa Amalfitana em 3 dias. Aqui você encontrará dicas de quando ir, como chegar, como se locomover, como escolher as praias, de como fazer um bate volta a Ilha de Capri e ainda os custos da viagem detalhados.

Trecho da Costa Amalfitana

Onde fica a Costa Amalfitana

A Costa Amalfitana fica na região sul da Itália, no litoral italiano que inicia em Sorrento e vai até Vientre Su Mare. Há uma estrada que contorna toda a costa e conforme você vai passando, vê paisagens de mar azul, pontes, cidadelas construídas em morros e precipícios que fazem essa estrada ser considerada uma das mais bonitas do mundo.

Apesar de ser composta por muitas cidades, os turistas costumam se concentrar principalmente em cinco delas: Sorrento, Positano, Amalfi, Praiano, Ravello. Nessas cidades, no verão, é possível encontrar uma multidão de turistas encantados com a beleza do lugar. Menos conhecidas, mas também turísticas as cidades de Furore, Maiore e Minore. Elas também possuem praias, e têm um charme especial, já que têm menos turistas.

Mapa com principais cidades da Costa Amalfitana

Quando ir a Costa Amalfitana

Na Costa Amalfitana a maioria das atrações só estarão abertas entre meados da primavera e meados do outono. Julho fica lotado pois é início das férias europeias. Agosto é o mês mais lotado, não recomendo. Os meses ideais são junho e setembro que são meses nos quais as temperaturas já estão mais quentes, mas não são alta temporada.

Ponte da estrada da Costa Amalfitana

No inverno europeu há muita coisa fechada, e poucas opções de passeio ao ar livre. Para quem gosta de lugares tranquilos, paisagens bonitas, não se importa de não aproveitar as praias poderia até pensar em ir no inverno.

O que fazer na Costa Amalfitana

Depois de escolhida a data e o meio de transporte, conhecer a Costa Amalfitana é fácil. Só tem um jeito. Parar em todas as paradas do ônibus e andar sem rumo pelas várias cidadelas da costa. Vamos colocar aqui uma breve descrição das cidades que conhecemos para você ter ideia de como é cada uma delas.

Sorrento é a maior das cidades. Lá você terá inúmeras opções de lojinhas, bares e restaurantes. Lá também tem o porto de onde saem os navios que fazem bate e volta a Ilha de Capri.

Positano é a típica cidadezinha da Costa Amalfitana, diria até que o cartão postal. Construída sob um morro. O pondo do ônibus fica em cima e você poderá descer por suas ruazinhas estreitas, tão estreitas que não passam carros. Você passará por lojinhas, sorveterias, casinhas com flores nas janelas até chegar no nível do mar. A praia de Positano é muito boa para banho, o mar é clarinho. Antes de ir embora não deixe de ir na Igreja de Santa Maria Assunta.

Positano

Fiordi di Furone não é uma cidade, mas uma praia bem pitoresca que fica embaixo de uma ponte. Acho que por ter um visual tão diferente chama tanto a atenção. Vale a pena parar ali também e dar um mergulho.

Fiordi di Furone

Amalfi é, assim como as outras, uma cidadezinha construída sobre o morro. Amalfi tem a praia que eu mais gostei de toda a Costa Amalfitana. É possível ouvir os sinos da igreja tocando enquanto você se banha no mar. Experiência bem diferente.

Amalfi

Ravello é a cidade mais alta. A vista é incrível. Não tem praia. Há vários vinhedos pelo caminho. Se você gosta de vinhos, pode, quem sabe, visitar um dos vinhedos e provar um bom vinho.

Maiori e Minori são menos conhecidas. Também tem praias. Nós paramos apenas em Minori, é uma cidadezinha bem pequenininha. É tudo muito bonito assim como as demais. Se você tiver tempo vale a pena a visita.

Que tal aproveitar sua visita a Costa Amalfitana e fazer um bate e volta a Ilha de Capri. Nós fizemos isso e foi bem legal. Mas já vou avisando, em Capri os preços são fora do normal, tudo muitíssimo caro, desde o cafezinho a um passeio de barco.

Paisagem em Ilha de Capri

O passeio mais famoso por lá é o passeio de barco que faz a volta na ilha e ainda faz uma parada para quem deseja conhecer a Gruta Azul. É bem turístico, os barcos saem lotados, as pessoas costumam reclamar que não podem nadar na gruta e o barco fica poucos minutos lá dentro. Nós achamos o passeio meio furada e não fomos, mas as pessoas falam muito que a gruta é lindíssima. Então você tem que ponderar e ver se esse passeio combina com você.

Nós visitamos todos os lugares mencionados, menos Maiori. A Costa Amalfitana foi um dos meus cantinhos favoritos na Itália. Simplesmente maravilhosa. Eu recomento muito a visita.

Preços das coisas na Costa Amalfitana

Se quiser saber o custo da nossa viagem acesse: Preços de uma viagem a Itália. Lá você encontrará nossos gastos de toda a viagem a Itália, e também da Costa Amalfitana.

Como chegar na Costa Amalfitana

Uma dúvida muito comum de quem planeja conhecer a Costa Amalfitana é qual o meio de transporte usar para chegar lá e como se locomover entre as cidades. Há muitas opções, todas elas com pontos positivos e negativos.

Se você vai a Costa você precisa saber informações importantes sobre as cidades de Nápoles e Sorrento, duas cidades próximas da Costa Amalfitana. Em Nápoles está localizado o aeroporto mais próximo da Costa Amalfitana, e a Estação de trem rápido mais próxima. Ou seja, se você pensar em vir de avião ou trem acabará tendo que passar por Nápoles. Já em Sorrento está localizada a última estação do Trem Circumvesuviana, trem de baixa velocidade. Para quem quer ir a Costa Amalfitana usando apenas trem, esse será seu ponto de descida.

A cidade de Nápoles é o principal ponto de partida de quem vai a Costa Amalfitana, já Sorrento é o principal ponto de chegada

Mais quais são as opções para quem quer ir a Costa Amalfitana?

Avião – se você escolher essa opção a primeira coisa a fazer é comprar um passagem da cidade de origem até Nápoles. Chegando no Aeroporto você terá quatro opções de transporte.

Ônibus – é possível pegar um ônibus que sai do Aeroporto e te leva até Sorrento. Esse ônibus leva um pouco mais de uma hora para fazer esse trajeto, e hoje custa 10 euros por pessoa. Na opinião do Viagem na Planilha, é a melhor opção para quem vem do aeroporto e não pode pagar um transfer privativo.

Transfer Privativo – se você gosta de conforto e pode pagar por isso, pode reservar um transfer privativo para levá-lo do aeroporto ao seu hotel na Costa Amalfitana. Os valores variam, e são cotados atualmente entre 90 e 120 euros. A vantagem além do conforto, é que você chega diretamente em seu hotel.

Barco – você pode pegar um barco em Nápoles em direção a Ilha de Capri. Se você for visitar a Ilha e ficar alguns dias por lá essa opção faria muito sentido, pois em vez de ir até Sorrento e lá pegar um Barco a Capri, você vai diretamente. Essa opção só faz sentido para quem reservou hotel em Capri. Ir passar o dia em Capri cheio de malas não tem o menor cabimento. Neste caso o valor do barco é de 21,50 euros e o tempo entre Nápoles e Capri é 50 minutos.

Alugando um carro no aeroporto de Nápoles – você pode dirigir até a Costa Amalfitana e chegar no seu hotel em um carro alugado. A grande vantagem é o conforto de dispor de um carro para conhecer as muitas cidadezinhas da Costa Amalfitana. A grande desvantagem é que a estrada da costa é bem estreita, as curvas podem ser verdadeiras aventuras, ainda mais quando você encontrar com um ônibus vindo em sua direção. Além disso, estacionar é um desafio, e ainda tem a preocupação com as zonas proibidas a não residentes. Eu recomendo essa opção a pessoas despreocupadas, que não tem medo de dirigir ou bater o carro. Se você não é assim, mas quer muito alugar o carro, faça o seguro total, e confirme muito bem o que está incluso no seguro, pois dizem que algumas locadoras não fazem seguro a quem vai a Costa Amalfitana.

Trem – se você chegou no aeroporto, poderia ir até a estação de trem e pegar o Circumvesuviana para chegar em Sorrento. Essa escolha não faz muito sentido, porque o trem também leva aproximadamente uma hora para chegar em Sorrento. Então seria mais rápido você ir com o ônibus que sai diretamente do aeroporto. De toda forma o custo do trem é 3,60 euros.

Para quem chegar a Nápoles vindo de outra cidade pela Estação de trem, a opção mais indicada para ir a Costa Amalfitana é o trem Circumvesuviana. Além de barato, 3,6 euros. A estação de partida do Circumvesuviana fica bem próxima da Estação Central. A grande desvantagem é que dependendo do horário, e da época de sua viagem esse trem pode estar lotado. E não é nada confortável viajar quase uma hora em pé com malas.

Mas quem vai chega a Nápoles de trem também pode reservar um transfer, alugar um carro ou ir de barco até Capri. Neste caso, as vantagens e desvantagens são as mesmas que as mencionadas anteriormente.

Como se locomover entre as cidades da Costa Amalfitana

Depois que você está na Costa Amalfitana, independentemente de qual meio usou para chegar até lá, você terá quatro opções de transporte:

Ônibus da Sita: ônibus que percorre os trechos entre as cidadezinhas da Costa. É a opção mais barata. E foi a nossa escolha durante nossa viagem. O grande problema dessa escolha é que na alta temporada os ônibus vão lotados, e muitas vezes você não consegue sentar na janela e apreciar a paisagem.

Carro alugado: você pode usar o carro alugado para se locomover entre as cidades da Costa Amalfitana. A vantagem é que você decide onde para e quando para. A desvantagens são as preocupações com estacionamento, zonas de tráfego restritas e as estradas estreitas.

Transfer Privado: claro que pagar alguém para dirigir para você é a maneira mais confortável de conhecer a Costa Amalfitana. Você aprecia a paisagem, não tem preocupações com o transito e vai confortavelmente em um espaço reservado para você. A desvantagem é o valor que você terá que desembolsar, em torno de 90 a 120 euros a cada 2 pessoas.

Scooter: se você gosta de se aventurar, essa será a maneira mais apropriada de conhecer a Costa Amalfitana. Alugando uma Scooter, você não se preocupa com estacionamento, nem com as ruas apertadas. Você decide suas próprias paradas, e não precisa desembolsar uma fortuna por isso. Um dia de Scooter custa em torno de 35 euros.

Scooter, moto utilizada na Itália

Dica: você pode aproveitar que vai de Nápoles a Costa Amalfitana, e conhecer Pompéia ou o Vale do Versúvio, não importa se você vai de trem, carro alugado ou transfer.
Pompéia é um sítio arqueológico, onde um Império Romano vivia até ser destruído por uma grande erupção vulcânica. A cidade ficou escondida por 1600 anos, até que foi descoberta. Dizem ser impressionante ver como tudo está preservado, até os corpos das pessoas estão lá.

O Vale do Versúvio é outra opção de passeio para fazer entre a viagem de Napóles até a Costa Amalfitana. Lá você poderá conhecer uma vinícola e apreciar degustação de vinhos e produtos italianos como queijos e salames.

Gostou das dicas? Está indo viajar e está perdido? Não sabe como ir de um lugar a outro, como escolher os passeios, ou em qual bairro se hospedar? Quando estamos planejando uma viagem surgem muitas dúvidas, mas nós podemos lhe ajudar a planejar sua viagem! Acesse Consultoria de viagem, e deixa a gente facilitar tudo para você!

Depois de conhecer a Costa Amalfitana, nossa viagem pela Itália continua em um trem noturno de Nápoles a Spezia. Isso porque queríamos conhecer as Cinque Terre, ponto turístico imperdível. Se quiser saber como foram nossos dias clique em ROTEIRO CINQUE TERRE.