INÍCIO

DICAS

BRASIL

EUROPA

AMÉRICA

AFRICA

ÁSIA

SEU ROTEIRO

Melhor época para ir ao Deserto do Atacama

Quer saber a melhor época para viajar para o Deserto do Atacama? Neste post você saberá os meses mais indicados para sua visita e como combinar sua visita ao Atacama com o Salar de Uyuni. Além disso, tem também um relado de chuva no Deserto do Atacama e como ela pode afetar sua viagem.

Clima no Deserto do Atacama

O Deserto do Atacama é o deserto com maior altitude do mundo. A temperatura varia muito conforme a altitude. Portanto, em um mesmo dia uma pessoa que faz um passeio em altitude baixa poderá usar camiseta e outra que foi para altas altitudes estará com roupas especiais de frio.

Paisagem do passeio das Lagunas Antiplânicas

O Deserto do Atacama tem temperaturas agradáveis o ano inteiro. Mas os passeios em grandes altitudes as temperaturas podem chegar até -15°C. Por isso prepare uma mala bem completa, porque você experimentará grandes variações de temperatura, experimentando o verão e o inverno na mesma viagem, independentemente da época em que viajar.

Melhor época para viajar ao Deserto do Atacama

Vamos falar sobre a escolha dos meses da sua viagem. O outono (março, abril, maio) e a primavera (setembro, outubro e novembro) são os melhores meses para viajar, em minha opinião. São meses em que não é temporada, ou seja atrações turísticas menos concorridas, por vezes facilita na hora de pedir descontos nos passeios.

Laguna Cejar - No verão a água não é tão gelada

O inverno (junho, julho e agosto) é alta temporada, mas é também ótima escolha, não chove e você aproveitará todas as atrações. Já o verão (dezembro, janeiro e fevereiro) é a época das chuvas. E dizem ser raro chover no deserto, mas no deserto da Atacama chuva pode significar passeios frustrados. E eu não sei a porcentagem de chances de chover, mas aconteceu comigo.

Se você for ao Deserto do Atacama dos meses de abril a janeiro, e estiver pensando em ir também ao Salar de Uyuni verá o salar seco. Caso vá nos meses de fevereiro ou março provavelmente verá o salar alagado, ou seja espelhado. Antes de marcar sua viagem pense também em como você quer ver o salar, pois são paisagens completamente diferentes.

Chuva no Deserto do Atacama

Vamos explicar melhor! A chance de chover, principalmente em dezembro e janeiro é baixa mas existe. E fevereiro é o mês mais chuvoso, portanto eu nem diria ser raro a chuva em fevereiro. Eu estive lá em fevereiro, choveu. As chuvas são rápidas, tempestades com muitos raios e muita água em pouco tempo. Elas ocorreram pela tarde ou durante a noite, e não deveria ser uma preocupação.

O problema é que com as chuvas, as autoridades chilenas emitiram alertas, o famoso alerta amarillo, que significa que as agências do deserto estão proibidas de fazer os passeios. E isso aconteceu conosco. Ao chegar no deserto, soubemos que havia chovido e os passeios estavam todos cancelados.

Valle de la Luna

Sem os passeios, não há muita opção de lazer no Atacama. A cidade de São Pedro do Atacama é muito pequena, o centro mais pequeno ainda. Em uma tarde passeio você pode conhecer a cidade toda.

Enfim, ficamos em dois dias sem ter o que fazer, frustrados, mas o que foi mais frustrante foi ficar sem saber em qual dia sairia o passeio. No nosso terceiro dia no Atacama, liberaram o passeio do Valle de La Luna, que tem menor altitude. No quarto dia pudemos fazer o passeio da Laguna Cejar, com uma altitude também não muito elevada.

Para conseguir fazer o passeio das Lagunas Antiplânicas tivemos que ir de agência em agência perguntando se alguém sairia mesmo com a proibição das autoridades. E como em todo lugar, sempre tem alguém fazendo coisa errada, conseguimos encontrar algumas agências que fariam o passeio.

Paisagem do passeio das Lagunas Antiplânicas

As agências "foras da lei" eram pequenas e desconhecidas. Sabíamos que não aproveitaríamos o melhor das Lagunas Antiplânicas, mas entre ir e não ir, preferimos arriscar. E as paisagens lindas compensaram o fato de a agência não ser das melhores.

O passeio dos Gêisers del Tatio nenhuma agência estava arriscando fazer, acho que devia estar mesmo perigoso ir para lá. E o passeio das Termas de Puritana estava cancelado, pois com as chuvas houve desmoronamento de terra encima das termas.

Por fim, decidimos antecipar nossa ida para o Salar de Uyuni na Bolívia e ir embora do Atacama, já que não tínhamos mais esperança que as autoridades cancelassem o alerta. Então, para você que pensa em ir no verão, passar uns cinco dias apenas no deserto, eu digo, pense muito bem, você está arriscando passar pelo que passamos.

Eu não posso reclamar, pois bem ou mal consegui fazer os principais passeios que eu queria, faltando apenas os Gêirsers del Tatio. Além disso, em nossas férias de 20 dias, fomos à Santiago, viajamos pela Patagônia, fomos então passar esses dias no Deserto do Atacama e depois fomos a Bolívia. Portanto somente um pedacinho de nossa viagem foi prejudicado.

Infelizmente, conhecemos pessoas do mundo inteiro, que vieram de longe e não puderam ver as paisagens lindas do deserto. Conhecemos um casal em lua de mel que estava lá desde o primeiro dia do alerta, e eu não sei se eles conseguiram fazer algum passeio além do Valle de la Luna.

Portanto, se você for ficar poucos dias e ir apenas ao Atacama, eu diria para evitar os meses de chuva. Não arrisque sua viagem.

O passeio do Deserto do Atacama ao Salar de Uyuni

Mas por que fomos para o Deserto do Atacama na época das chuvas? Mesmo sabendo disso, mesmo sabendo que alguns passeios poderiam ser frustrados, por que decidimos ir em fevereiro, justamente o mês mais chuvoso? Então, primeiro li em um blog que chuva no deserto era uma coisa rara e que se acontecesse eu ia presenciar uma coisa rara, então eu achei que não ia acontecer comigo essa raridade. Mas o motivo principal foi porque queríamos ver o Salar de Uyuni espelhado.

Pôr do sol no Salar de Uyuni espelhado

O Salar de Uyuni fica na Bolívia, e é possível chegar até ele com um passeio de três dias que parte do Deserto do Atacama. Para que o salar esteja espelhado é preciso que chova, pois é a água acumulada que faz com que o salar fique parecendo um espelho.

E se você quiser ver um salar espelhado também, os meses mais indicados são Fevereiro e Março. Ou seja, fica bem limitado. Se eu pudesse escolher escolheria o mês de março, pois chove menos e você terá menos risco de não aproveitar o Atacama. Mas quem viaja em férias sabe como é difícil definir as datas especificamente, as vezes a gente vai quando dá.

Enfim, apesar da chuva no Atacama, ver o Salar espelhado compensou qualquer perrengue, qualquer passeio cancelado. Foi lindo e eu faria tudo de novo.