INÍCIO

DICAS

BRASIL

EUROPA

AMÉRICA

AFRICA

ÁSIA

SEU ROTEIRO

O que fazer em Roma em 3 dias

Neste post eu conto como foi conhecer e o que fazer em Roma em 3 dias. Aqui você encontrará dicas das atrações principais de Roma e do Vaticano e ainda os custos da viagem detalhados.

Roma é uma cidade incrível, onde o antigo e o moderno se sobrepõe, formando uma paisagem única. Andando pela cidade você esbarrará a todo tempo em ruínas e construções da época do Império Romano. Dizem não haver uma obra por lá, que na fase de escavações não se encontrem objetos antigos enterrados.

Fonte em praça de Roma

Nosso roteiro de 3 dias em Roma

Um roteiro em Roma deve ter no mínimo três dias, isso se você gostar de acordar cedo. Para os que curtem dormir um pouco mais nas férias eu indico quatro dias no mínimo. Nosso roteiro foi feito em três dias, acordar cedo fui muito importante, isso porque há algumas atrações em Roma que têm muita gente, e simplesmente perdem a graça de tão tumultuadas, nesses casos ir pela manhã pode fazer toda diferença.

Dica 1: se quiser saber o custo da nossa viagem acesse: Preços de uma viagem a Itália. Lá você encontrará nossos gastos de toda a viagem.

Dica 2: Acesse nossas dicas de hotéis em Roma

Primeiro dia em Roma

Chegamos em Roma pela manhã, o dia estava lindo. Portanto decidimos ir ao Coliseu, que é a atração mais famosa de Roma. Essa atração é integrada ao Fórum Romano e ao Palatino. Tanto o Fórum Romano como o Palatino são ruínas. Você vê muitas colunas, algumas estátuas, e é preciso prestar muita atenção nas placas para não se perder lá dentro pois é enorme. Nós começamos a visita por Palatino, fomos ao Fórum Romano e só depois fomos ao Coliseu. A ordem da visita é opcional, mas acho que como o Coliseu está mais preservado, é melhor deixá-lo por último e evitar se decepcionar com a visita ao Fórum.

Coliseu

Dica 1: compre seu ingresso antecipadamente pelo site oficial. Seu tempo de viagem é precioso e não vale a pena ficar horas em filas.

Dica 2: se você não comprou o ingresso, compre pelas bilheterias do Fórum ou Palatino, isso porque tem gente que nem sabe que o ingresso é vendido em conjunto e pode ser comprado em qualquer uma das bilheterias, e por isso, a bilheteria do Coliseu, que é o mais famoso deles, fica lotada.

Ficamos a manhã inteira e mais um pedaço da tarde para completar toda a visita. É bem cansativo, o Palatino tem uma área enorme. Reserve no mínimo 4 horas para ver as três atrações.

Então seguimos para a Piazza del Campidoglio, uma das muitas praças que Roma possui. Essa praça foi reformada por Michelangelo. A estátua no centro da praça é uma réplica, chamada de estátua de Marco Aurélio. Depois disso vá a Basílica of Saint Mary Major, maior igreja do mundo, primeira igreja dedicada a Maria. Essa atração esta entre as mais recomendadas do Tripadvisor. O interior da igreja é esplendoroso. Para terminar o dia recomendo ir a Praça da República, que fica bem pertinho da igreja, como eu disse Roma é cheia de praças.

Praça da República

Neste dia nós fomos também a Fonte de Trevi, mas foi bem ruim, estava lotado de gente. Acabamos indo embora, decididos a voltar no outro dia bem cedo.

Segundo dia em Roma

O segundo dia será o dia de andar pelas ruas de Roma e conhecer as muitas praças que a cidade tem. É um dia bem cansativo, mas recompensador.

No segundo dia acorde cedo. Comece a visita pela Fonte de Trevi. Essa fonte é linda, a mais linda que já vi, mas também é o ponto turístico mais cheio de gente em que eu fui. Nós fomos pela tarde do primeiro dia, mas resolvemos voltar cedo para realmente vê-la, e foi a melhor coisa que fizemos. Vá para chegar antes das 9 horas da manhã. Fará toda a diferença. Quando fomos praticamente não havia ninguém, havia umas dez pessoas apenas. Da primeira vez devia ter no mínimo umas trezentas pessoas. Abaixo eu coloco a foto das duas visitas.

Fonte de Trevi a tarde
Fonte de Trevi antes das 9 horas da manhã

Depois disso fomos a Praça da Espanha. Mais um lugar lindo que geralmente é lotado. Mas se você chegar cedo a Fonte de Trevi, vai chegar cedo lá também. Isso porque essa praça é bem pertinho da fonte. Há uma escadaria enorme que leva até a Igreja da Santíssima Trindade dos Montes, é uma das praças mais famosas de Roma.

Depois disso, você poderá caminhar até a Piazza Venezia, para mim, a praça mais bonita de Roma. Em frente à praça, uma construção enorme, o Monumento Nacional a Vítor Emanuel II, uma homenagem ao primeiro rei da Itália. Subindo as escadas, dentro do prédio você encontrará um museu gratuito, o qual tem algumas bandeiras, roupas, e itens italianos bem interessantes.

Piazza Venezi

Continuando o roteiro, vá até o Pantheon, que com quase dois mil anos de existência, é uma das construções mais preservadas do Império Romano. A entrada também é gratuita.

A próxima parada será na Piazza Navona. Como já falei Roma é cheia de praças lindas. Nesta praça há duas fontes, uma mais bonita que a outra. Ambas com estátuas cheia de detalhes, verdadeiras obras de arte a céu aberto.

Pra terminar o dia, vamos a Piazza Campo de' Fiori. Quando eu fui nessa praça haviam muitas barraquinhas, que vendiam desde roupas até frutas e lembrancinhas. Depois de ir até lá, você terá conhecido as praças mais famosas de Roma, e poderá escolher sua preferida.

Terceiro dia em Roma

No último dia, acordar cedo também fará muitíssima diferença. Pois será dia de conhecer a Basílica de São Pedro, a famosa Capela Sistina e o Museu do Vaticano. Nós queríamos ter chego na Basílica de São Pedro as oito da manhã, mas chegamos passado de nove. Mesmo assim a fila ainda era pequena, ficamos apenas meia hora e entramos. Mas não faltam relatos de gente que ficou quatro horas na fila.

Basílica de São Pedro

Dica 1 : Se quiser ver o papa programe-se, há apenas alguns dias da semana nos quais é possível vê-lo. Na quarta há a celebração da missa com benção em várias línguas com duração de aproximadamente duas horas. É o dia ideal para ver o papa. Reserve seu lugar enviando e-mail para o site da prefeitura do Vaticano, ou chegue bem cedo e garanta um bom lugar na área não reservada. No domingo ele também aparece, mas será uma breve aparição da janela, apenas para a benção.

Dica 2: É sempre bom conferir a agenda do papa, e conferir se realmente ele estará no Vaticano nos dias da sua viagem.

A Basílica de São Pedro é a principal igreja Católica. Como falamos, é lá que o papa celebra suas missas. A igreja é linda e a entrada é gratuita. Apenas a subida na cúpula da igreja é paga.

Saindo da igreja coma algo e então vá a Capela Sistina. A visita da capela ocorre em conjunto com o Museu do Vaticano e por isso você ficará ao menos 3 horas lá dentro, por isso é importante comer antes de entrar.

A visita na Capela começa pelo Museu do Vaticano. E há um fluxo com muita gente andando na mesma direção. O museu é enorme cheio de obras de arte de artistas famosos e objetos históricos.

Escadas do Museu do Vaticano

As paredes e o teto da Capela Sistina tem pinturas de Michelangelo, Rafael, Perugino e Sandro Botticelli. No teto as pinturas de Michelangelo são o destaque. É proibido tirar fotos ou filmar, e é bem cheio lá dentro. Tente achar um cantinho para entender a obra como um todo.

Dica 3: Quando entrar na capela sistina, não siga o fluxo. Ache um canto que não atrapalhe, pare e admire. As pessoas andam tão rapidamente, que se você for acompanhar o fluxo, sairá da capela em menos de 3 minutos, e esse tempo não é suficiente para ver as pinturas. São doze pinturas nas paredes e mais todo o teto que é rico em detalhes.

Dica 4: Comprar o ingresso antecipado é recomendado. Quando chegamos a fila era imensa e passamos direto para a fila especial de quem tinha o ingresso. Valeu muito a pena. O ingresso da Capela Sistina é comprado em conjunto com o Museu do Vaticano.

Ao terminar essa visita tire um tempo para descansar. Quem sabe voltar em alguma praça ou lugar que você adorou conhecer. Isso porque o último passeio é pelo Bairro Trastevere em Roma. E a melhor hora para conhecer esse bairro é de tardezinha, pois há vários bares e restaurantes fofos por lá. Tem vários pontos lindos para fotos, ou alguma igrejinha encantadora para entrar.

Eu fiz um roteiro para passar nos principais pontos do bairro, mas se você não gosta de roteiros engessados pode simplesmente andar pelo bairro que provavelmente esbarrará nesses pontos sem perceber. Abaixo foto do roteiro.

Roteiro sugerido em Trastevere

E assim terminamos nossos dias em Roma. Uma cidade onde o novo e o antigo se misturam. Onde ficam algumas das obras de arte mais conhecidas do mundo, e as fontes e praças mais bonitas que já vi.

Depois de Roma seguimos para a Costa Amalfitana e passamos três dias por lá. Se quiser saber o que vimos por lá acesse: Costa Amalfitana: roteiro com principais pontos turísticos.