INÍCIO

DICAS

BRASIL

EUROPA

AMÉRICA

AFRICA

ÁSIA

SEU ROTEIRO

Porto - Portugal: o que fazer em dois dias

Confira nossas dicas sobre a cidade de Porto em Portugal. Saiba o que fazer em dois dias, onde ficar, como chegar e o que comer na cidade.

Por que visitar Porto em Portugal?

Às margens do Rio Douro ao norte de Lisboa encontra-se a cidade de Porto. Grande no tamanho, segunda maior cidade de Portugal, ela aparenta ser pequena para quem passeia por suas ruas tranquilas ou explora suas caves escondidas. Quem vai a Porto se surpreende pela beleza do lugar.

Vista de Porto da Torre dos Clérigos

Andando pelas ruas, podemos ouvir o português por toda parte. E é tão bom estar longe e ao mesmo tempo se sentir tão em casa. A comida também é mais próxima da nossa do que em outros lugares da Europa. Não é à toa que os brasileiros costumam escolher Portugal como o seu primeiro destino da Europa.

Dicas de Porto Portugal

Antes de contarmos o nosso roteiro de dois dias pela cidade, vamos dar algumas dicas para que você aproveite sua viagem da melhor maneira. Dicas de quantos dias ficar, como chegar, o que comer e onde ficar.

Quantos dias ficar em Porto Portugal

Nós ficamos dois dias em Porto. Mas a gente viaja naquele ritmo acelerado. Gostamos de acordar cedo, explorar a cidade o dia inteiro. Usamos o hotel só para dormir. E dois dias foram suficientes para vermos tudo que queríamos. Mas se você gosta de acordar tarde, e descansar no hotel, deixe três dias para conhecer tudo com calma.

Como ir de Lisboa a Porto

Para ir de Lisboa a Porto basta pegar um trem. O trem sai das estações de Santa Apolônia ou Lisboa Oriente e chega em Porto Campanhã. A duração do percurso é de aproximadamente 3 horas. Encontramos valores a partir de 10 euros comprando com antecedência. Essa é minha opção favorita.

Você também pode ir de Lisboa a Porto de avião. As passagens são baratas e o percurso é menos de uma hora. Mas tem todo aquele tempo perdido no aeroporto.

E por fim, para aqueles que gostam de flexibilidade, é possível alugar um carro para fazer o trajeto. São aproximadamente 3 horas de viagem. Mas ponha na conta gasolina, pedágio e a taxa de retorno caso queira alugar o carro em Lisboa e devolver em Porto.

Veja o que fazer em Lisboa em nosso post. Você verá atrações, dicas do que fazer, onde ficar, o que comer, tudo sobre Lisboa em um lugar só.

O que comer em Porto

Portugal é um país conhecido por sua gastronomia. Em Porto eu diria que você tem que comer pelo menos esses quatro pratos: bolinho de bacalhau, pastel de nata, posta de bacalhau e a francesinha.

O bolinho de bacalhau dispensa apresentações, não deixe de provar. Além do bolinho os portugueses costumam fazer o bacalhau em postas, mergulhadas em azeite de oliva ou em nata, simplesmente maravilhosos.

Prato com bacalhau

Para adoçar seu dia não deixe de comer os pastéis de nata. Eles surgiram em Lisboa, mas foi em Porto que comemos nossos pastéis preferidos na viagem. O nome do lugar é Manteigaria - Fábrica de pastéis de nata, não deixe de provar.

Por fim, comer a famosa francesinha em Porto é programa obrigatório. Esse é o prato mais famoso de lá. Nada mais é que uma grande mistura de sabores, um sanduíche mergulhado em um molho com uma porção de recheios de embutidos e queijo, e um ovo em cima. O molho é um tanto picante. Ele é preparado com uma mistura a base de cerveja preta, vinho do porto e tomates.

E por falar em vinho do Porto. Esse é o item que você precisa beber em Porto. Eu adorei entrar nas caves, conhecer as histórias do vinho do Porto e depois provar os rótulos. O sabor do vinho do Porto será diferente do que o de qualquer outro vinho que você já tenha provado. Ele é adocicado, lembra um pouco a nossa cachaça, só que é bem mais doce e suave. Enfim, é preciso prová-lo para entender.

Onde ficar em Porto

Em Porto eu indico que você tente se hospedar em regiões próximas às atrações. O centro e o bairro da Ribeira são ótimas opções. Mas há opções em alguns outros bairros também. No mapa vemos que as atrações estão bem próximas entre si. No centro de todas as atrações está a igreja Sé do Porto. Prefira se hospedar em lugares que você possa ir caminhando até esse ponto e dificilmente você errará.

Caso você queira receber opções de hotéis bem localizados e disponíveis nas suas datas, não deixe de acessar dicas de hotéis. Assim enviamos opções exatamente como você procura.

Algumas opções bem localizadas de hospedagem: uma opção de apartamento muito bem localizado, um ótimo custo benefício, um hotel muito recomendado, um hostel para compartilha, um econômico privativo e mais uma opção econômica. Além disso você poderá buscar opções de apartamentos no Airbnb, use nosso link e economize R$ 130,00 na sua primeira hospedagem.

O que fazer em Porto em 2 dias

Finalmente nosso roteiro de dois dias em Porto. Foram dois dias muito especiais, nos quais aproveitamos ao máximo tudo que Porto tem a oferecer. Fizemos todo o roteiro a pé. Adoramos caminhar pelas ruazinhas de Porto e conhecer pontos turísticos tão lindos dessa cidade portuguesa.

O que fazer no primeiro dia em Porto

Nosso roteiro teve início na Capela de Santa Catarina, também conhecida como Capela das Almas. Já de longe quando a avistamos ficamos impressionados. Essa igreja é diferente das que estamos acostumados a encontrar na Europa. Sua arquitetura é simples, mas os azulejos que revestem todas as suas paredes externas chamam a atenção, são mais de quinze mil azulejos.

Capela Santa Catarina

Ficamos algum tempo na área de fora, tentando entender as figuras dos azulejos. São desenhos da vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina. A entrada na igreja é gratuita.

De lá seguimos para o Mercado do Bolhão, isso por uma questão de logística, já que está a poucas quadras da igreja. Neste mercado você encontrará vários itens portugueses. É um ótimo local para comprar sardinhas ou mesmo um vinho do Porto. Você encontrará também frutas, carnes e legumes, alguns souvenirs entre outros itens.

Então fomos Igreja de Santo Ildefonso, novamente chegamos ao destino a pé. Tudo é muito perto em Porto. A igreja fica na Praça da Batalha, e, assim como a primeira, também é revestida com azulejos. A igreja possui duas torres com sinos, simplesmente linda. A visita é gratuita.

Igreja de Santo Ildefonso

Fomos então ao Estação Ferroviária de Porto, São Bento. Na maioria das cidades a estação ferroviária é um local para quem vai viajar, mas em Porto essa estação estará cheia de turistas. Os culpados, novamente, são os azulejos portugueses que enfeitam as paredes da estação. É lindo ver como a cultura e estilo de Portugal são tão enraizados nos monumentos e atrações da cidade. É uma visita rápida, mas obrigatória a todos os visitantes de Porto.

Estação de São Bento

Depois de ver a estação, almoçamos e fomos a Praça da Liberdade. Não há muito para fazer nesta praça. Em alguns minutos você poderá admirar a beleza dos edifícios em volta, ou tirar algumas fotos no letreiro da cidade que ali está.

Praça da Liberdade

Depois de muitas fotos, seguimos para a Igreja dos Clérigos, famosa pela Torre dos Clérigos. Desta torre podemos ter uma vista muito bonita da cidade. A construção terminada em 1779, de estilo barroco é um dos principais pontos turísticos de Porto, e orgulho dos portugueses, considerada como um Monumento Nacional de Portugal.

Igreja dos Clérigos

A Torre dos Clérigos é considerada a torre mais alta de Portugal, por isso prepare-se são mais de 200 degraus. No caminho até o topo você se deparará com 49 sinos. A visita é imperdível. A entrada na igreja é gratuita, mas para ver o museu e acessar a torre o preço é 5 euros.

Torre dos Clérigos, ponto mais alto de Portugal

Depois de ver Porto de cima da Torre dos Clérigos, descemos e alguns passos depois chegamos a Livraria Lello. A Livraria Lello ficou famosa pela arquitetura de sua escada. Realmente é uma bela livraria. Mas eu diria que a visita é um tanto turística demais. A livraria vive lotada e você tem de pagar 5 euros para entrar, esse valor pode ser convertido em um livro, mas já vou avisando que os livros que encontrei por lá são no mínimo o dobro disso.  Eu fiquei um pouco desconfortável com a quantidade de gente que tinha lá.

Escadarias da Livraria Lello

Mas é claro que existe uma forma de você curtir essa visita. Primeiro, se você gosta de ler, pesquise um livro para comprar. Faça uma listinha com vários livros e então vá a Livraria Lello, aproveite a visita e compre seu livro. Os preços lá eram bem honestos.

Com o dia quase terminando passamos na Catedral Sé do Porto. Essa Catedral é diferente das demais. Apesar de não ter azulejos é uma igreja muito bonita, vale passar por lá. Para finalizar o dia vá a Rua das Flores, uma rua linda com prédios antigos, bares e restaurantes. Termine o dia jantando em um dos restaurantes disponíveis por lá.

Catedral Sé do Porto

O que fazer no segundo dia em Porto

O segundo dia começa no Palácio da Bolsa. Uma grande construção que hoje é sede da Junta comercial de Porto. Além de ser lindo externamente, você também pode visitá-lo. O Palácio da bolsa é dividido em salas, como se fosse um museu. Nelas você encontra homenagens a ex-presidentes, sala de assembleias, retratos entre outras.

Fachada do Palácio da Bolsa

Então vá até a Igreja da Ordem de São Francisco. Mais uma bela igreja de Porto que vale a pena ser visitada. É lá da frente que sai o bondinho da linha 1, famoso entre os turistas. Siga até a última parada, no Passeio Alegre. Depois volte para o mesmo ponto. Esse passeio é mais para ver a cidade de um ângulo diferente. Afinal, quem vai a Portugal precisa andar nesses bondinhos.

Bonde de Porto

Depois siga até o Cais da Ribeira, que é a área que fica nas margens do Rio Douro. A paisagem é linda, o cartão postal de Porto. Repare no estilo dos pequenos apartamentos. Sente-se na praça da ribeira para um café ou bolinhos de bacalhau. Aproveite o clima que esse lugar possui. Esse é o meu cantinho favorito em Porto.

Margens do Rio Douro, cartão postal de Porto

Do Cais da Ribeira você poderá avistar a ponte Luís I. Essa ponte atravessa o Rio Douro. Você poderá optar por um passeio de barco pelo rio. Nós cruzamos a ponte a pé. Do outro lado do rio, finalmente chega o momento de explorar as caves da cidade. Eu marquei algumas mais próximas para conhecer tudo a pé.

Ponte Luís I

A primeira cave visitada é a Quinta dos Corvos. Lá você ouvirá toda a história do vinho do porto, e de como ele foi produzido. Também explicaram o processo de fabricação do vinho do Porto, que é diferente do vinho tradicional. Por fim provamos alguns rótulos da casa e depois nos mostraram seu catálogo de vendas.

Cave Quinta dos Corvos

Ainda indico que você vá as Caves Croft Port e Taylor’s Port. Todo o processo é parecido. Mas como o vinho do Porto é forte, talvez você não consiga visitar todas. Vá em quantas puder.

Para terminar o dia eu indico que você prove a francesinha do restaurante Café Santiago conhecido por fazer a melhor francesinha de Porto. Vá cedo, pois tem fila para comer ali. E então, se você puder, compre um ingresso para ver um espetáculo na Casa da música. Esse lugar é lindo, e pode ser visitado, mas para que visitar um lugar assim quando não há música. Busque pela programação antecipadamente e programe-se para terminar seu roteiro em Porto em grande estilo.

De Porto seguimos para Milão, e passamos 15 dias conhecendo a Itália passando Milão, Veneza, Roma, Costa Amalfitana, Cinque Terre, Florença e a região da Toscana. Não deixe de acessar nossos roteiros.

O que acharam do roteiro? Quer planejar um roteiro assim, mas não sabe como? Acesse nossa consultoria de viagem e saiba mais.

Quanto custa uma viagem a Porto em Portugal?

Viajar para Porto é mais barato que você imagina. Ao longo do nosso roteiro mostramos várias atrações gratuitas. Além disso, como tudo é pertinho fizemos nosso roteiro todo a pé.

Abaixo nossa planilha de custos da viagem. Lembre-se que cada viajante tem seu estilo de viagem, e você pode gastar muito mais ou muito menos que a gente de acordo com suas escolhas. Fique atento a cotação do euro nos dias de sua viagem pois esse valor varia muito.

Custos da viagem a Porto para 2 pessoas durante 2 dias em JUN/2018
DescriçãoGasto Moeda LocalGasto ReaisDicas
Metro do Aeroporto até Airbnb€9,20R$45,54
0,6€/pessoa do cartão (é necessário 1 cartão por pessoa), trecho leva 40min
Duas diárias Airbnb€90,00R$445,50
AirBnB era a opção mais econômica em Porto
Chip celular€10,00R$49,50
Igreja da Ordem de Sao Franscisco€12,00R$59,40
Palácio da Bolsa€20,00R$99,00
Torre dos Clérigos€10,00R$49,50
Livraria Lello€10,00R$49,50
Bondinho€6,00R$29,70
Tour Cave de Corvo€14,00R$69,30
Vinho Cave de Corvo€9,00R$44,55
Sanduíches€4,50R$22,28
Café da manhã€11,15R$55,19
Pastel de nata€1,00R$4,95
Almoço 2 pessoas€29,00R$143,55
Mercado sanduíches€6,00R$29,70
Jantar€31,00R$153,45
Francesinhas no Café Santiago
Uber até aeroporto€20,00R$99,00
Metro só começa a operar às 6h, ônibus noturno sai de hora em hora da estação Aliados (20min)
TOTAL€292,85R$1.449,61