INÍCIO

DICAS

BRASIL

EUROPA

AMÉRICA

AFRICA

ÁSIA

SEU ROTEIRO

Roteiro Vietnã: o que fazer em 4 dias + dicas de hotéis

Neste post iremos sugerir um roteiro para quem pretende ficar 4 dias no Vietnã, e ainda tem dicas de hotéis para todos os bolsos, dos econômicos aos mais luxuosos.

Você vai viajar para Ásia, e na vontade de conhecer vários países, planeja seu roteiro para ficar apenas 4 dias no Vietnã. Mas como conhecer o máximo deste lindo país em tão pouco tempo?

Halong Bay

Vamos compartilhar nosso roteiro de 4 dias no Vietnã com vocês. Foram dias muito bem aproveitados, dias de paisagens lindas e de imersão cultural. Em pouco tempo, pudemos ver o principal de Hanói, capital do Vietnã, ir a Halong Bay, principal ponto turístico desse país e ainda conhecer uma pequena vila vietnamita.

Vietnã

O Vietnã é um país marcado por uma longa guerra que, de certa forma, fez o país ter as características que tem hoje. Ao fazer turismo em um país com uma história tão intensa é impossível não notar as marcas que a guerra deixou. Estão nos museus, nas histórias que o próprio povo nos conta, nos monumentos reconstruídos.

Mas o Vietnã é muito além disso. O país tem uma cultura muito rica. A comida vietnamita é saudável e saborosa. As opções de lazer são completas. Em um dia você estará em meio ao trânsito caótico de Hanói, e no outro, ouvirá apenas o som da natureza na Baía de Halong.

Campos de arroz na vila vietnamita

Dica 1 : A melhor época para conhecer o Vietnã, no roteiro aqui proposto, é de outubro a abril. São meses que costumam apresentar mais dias de sol, e a probabilidade de ter um passeio cancelado é menor.

Dica 2: Está com muitas dúvidas para planejar sua viagem a Ásia? A gente pode planejar sua viagem com você passo a passo, acesse nossa página de Consultoria de Viagem.

Abaixo nosso roteiro de 4 dias no Vietnã, dicas de onde se hospedar e os custos de nossa viagem detalhados para você saber quanto custam as coisas no Vietnã. Por fim, dicas para comer bem por lá.

Primeiro dia – O principal de Hanói

Como nós chegamos na noite anterior, tivemos o dia todo para aproveitar Hanói. Nosso roteiro começa as 9:30, quando deixamos o hotel. A primeira coisa que fizemos na cidade foi passear pelo bairro Old Quarter, bairro no qual ficava nosso hotel.

Em Old Quarter, você verá uma infinidade de lojas, que vendem de tudo que você imaginar, desde cafés, bijuterias, móveis, roupas, souvenir, até ferramentas. Além das lojas, o bairro é cheio de restaurantes e de atrações turísticas.

Old Quarter

Dica 3: Vai por mim, hospede-se em Old Quarter ou próximo de Hoan Kiem, a melhor localização em Hanói.

Começamos o dia indo a Lago Hoan Kiem, uma das partes mais bonitas de Hanói, além do próprio lago, há um templo, o Ngoc Son Temple que pode ser visitado. O templo é bonito, mas pequeno. Há alguns bonsais como decoração da parte externa do templo.

Ngoc Son Temple

Depois disso passeamos pela beira do lago. Lá encontramos quiosques com várias opções de doces e cafés. Além disso, havia vendedores que passavam com iguarias vietnamitas.

Lago Hoan Kiem

Dica 4: no Vietnã tudo é muito barato, mas antes de comprar qualquer coisa, pergunte o preço. Compramos uns cinco biscoitos, e nos cobraram um valor absurdo. Tudo porque pedimos sem perguntar o preço.

Dica 5: Se você gosta de fazer passeios com mais conforto, veja aqui opções de tranfers do aeroporto, cruzeiros a Halong, passeios pela cidade de Hanoi e cidade dos arredores. Lembre-se de sempre verificar as avaliações anteriores.

Eu separei duas atrações históricas para visitarmos. O museu da mulher e a Prisão de Hoa Lo. O museu da mulher é bem interessante, nele você poderá conhecer costumes de casamentos, ver os trajes usados no Vietnã em diferentes épocas e entender o papel da mulher na guerra do Vietnã, já que muitas delas participaram ativamente do conflito.

Museu da mulher no Vietnã

Na Prisão Hoa Lo, a visita é ainda mais intensa, essa prisão foi o lugar onde os vietnamitas colocavam os prisioneiros da guerra do Vietnã, em sua maioria pilotos americanos. Mas o que choca mesmo é que essa prisão já tinha sido usada no domínio Francês para prender os próprios vietnamitas, e nessa época os prisioneiros passavam fome e eram torturados. Eu achei bem legal conhecer essas histórias e indico os passeios.

Prisão Hoa Lo

Por fim, para terminar nosso dia em Hanói, fomos jantar e provar a comida vietnamita. Escolhemos um ótimo restaurante e a comida estava maravilhosa. E depois do jantar fomos ver uma demonstração de Ca Tru, um antigo tipo de música típica vietnamita. Acho que haviam umas dez pessoas no show. Para nós brasileiros, esse tipo de música soa bem estranho, principalmente a parte cantada, mas foi emocionante ouvir alguns dos instrumentos que eles tocaram, instrumentos os quais eu nunca havia visto, mas tinham um som muito bonito. Eu recomendo esse show para quem gosta de conhecer um pouco da cultura do país onde visita.

Depois disso, fomos dormir. No outro dia acordaríamos cedo para ir em direção a Halong Bay.

Dica 6: se você estiver disposto a acordar bem cedo, você pode fazer seu dia em Hanói render mais. Indico ir ao Chua Tran Quoc, um templo muito bonito, e também ao Ho Chi Minh Mausoleum, para conhecer um pouco da história deste que foi o maior líder que o Vietnã já teve, suas ideias e princípios foram fundamentais durante a Guerra do Vietnã, mesmo depois que ele já havia falecido. Ambas as atrações abrem bem cedo, e são próximas entre si. Confira os horários nos links.

Segundo dia- Cruzeiro por Halong Bay

Nosso passeio por Halong Bay foi reservado com antecedência. Eu fiquei muito em dúvida na hora de escolher a companhia que faria o cruzeiro. Haviam opções de preços variadas. E eu fiquei entre duas empresas, uma mais em conta, e outra um pouco mais cara.

Devido às ótimas avaliações e ao meu sonho de conhecer Halong Bay, eu decidi optar pelo passeio mais caro, porque acreditei que teria um melhor custo-benefício. Mas eu vou deixar o link de várias empresas, porque eu acredito que há vários bons passeios, cada um no que se propõe a oferecer.

Navio do cruzeiro de 2 dias e uma noite em Halong Bay

Eu fiz o passeio com a Indochina Junk, que faz passeios de luxo por Halong Bay. O grande diferencial, e que me fez optar por ela, foi a estrutura do navio. A embarcação é grande e espaçosa. O quarto é lindo, tem até uma banheira com água do mar. Se você tem possibilidades, e está em casal, eu indico muitíssimo esse passeio. Mas será bom para famílias também.

O dia começou com a van da empresa nos buscando no hotel. Foram três horas até Hanói. No caminho paramos em uma grande loja com vários produtos vietnamitas. Chegamos na embarcação já na hora do almoço, que foi servido com vista para o mar.

Dica 7: cuidado ao comprar o famoso café de “rato” nessa loja no caminho entre Hanói e Halong Bay, ou em qualquer outro lugar do Vietnã. Como não entendemos a língua, eles colocam a foto de um rato no pacote e você acha que está levando o famoso e mais caro café do mundo. Para fabricar esse café, os ratos ingerem os grãos, que sofrem transformações no estômago e intestino do animal, após expelidos os grãos são limpos.

Essas transformações melhoram as propriedades e conferem um gosto único ao café. Portanto fique atento. Nós compramos um pacote achando estar comprando esse café.
Depois, nesse mesmo dia fomos andar de caiaque por Halong Bay. Foi muito legal. As paisagens de Halong Bay estão entre as mais incríveis que já tive oportunidade de ver, e olha que nós viajamos muito.

Passeio de caiaque em Halong Bay

Voltamos do passeio, e nós que não somos de ficar no quarto, passamos umas duas horas lá, admirando a vista de nossa janela. Vimos o por do sol de lá. E então fomos jantar. Uma coisa que não surpreendeu tanto foi a comida do navio, era boa, e vinha em uma sequência de muitos pratos, mas o tempero não nos agradou completamente.

Dica 8: Se você não gosta de pimenta, avise a equipe do navio, porque a comida é bem apimentada.

Após o jantar fomos pescar lulas. Pescar uma lula é muito diferente do que pescar um peixe. As lulas passavam por cima da água, pareciam andar sobre ela. E quando estavam mordendo nossa isca, a boia mal balançava. E como são muito leves, a boia não afundava, então você teria que saber exatamente o momento de puxar o anzol. Eu consegui pescar uma, mas somente porque tive ajuda do funcionário do navio, porque realmente acredito que seja necessária uma certa experiência para conseguir pescá-las.

E assim acaba nosso primeiro dia de cruzeiro. Eu amei tudo.

Dica 9: para reservar o cruzeiro da Indochina Junk, empresa pela qual fizemos o passeio clique aqui. Indico principalmente em ocasiões especiais, por exemplo, houve um pedido de casamento no nosso navio.

Dica 10: se você achar muito caro o passeio com a Indochina, recomendo algumas das empresas abaixo, os barcos são menores e mais simples, mas eles também têm ótimas avaliações. E como diz meu marido, as vistas que você verá serão as mesmas. Por favor verifique avaliações recentes antes de reservar qualquer passeio.

Lan Ha Legend Cruise
Halong Silversea Cruise
Legacy Cruise Halong Sapphire Cruise
Maya Halong Cruises
Aphrodite Cruise Swan Cruises Halong
La pinta cruise
Bhaya Cruises

Terceiro dia – Cruzeiro por Halong Bay/ Vila vietnamita

Acordamos para fazer Tai chi no navio logo cedo. Foi uma experiência incrível fazer alongamentos, naquela paisagem com o sol ainda nascendo. A paisagem em Halong Bay ao vivo é muito melhor que as fotos que você vai ver por aqui.

Neste dia também fomos a uma caverna, e subimos um lugar mais alto para ver Halong Bay de cima. Infelizmente, eu achei que a vista desse lugar que subimos não era muito boa. Tinha algumas vegetações e não era alto o suficiente para contemplar a grandeza de Halong Bay em sua totalidade.

Thien Cung Cave

Mirante em Halong Bay

Almoçamos e deixamos o navio. Começava então o passeio até a vila vietnamita Yen Duc. Eu realmente amei esse passeio, foi o primeiro do tipo que eu fiz. Nós pudemos conhecer muito mais profundamente a cultura do Vietnã, do que de outros países em que estivemos, justamente porque fizemos o tour até a vila.

Pudemos entrar na casa das pessoas, aprendemos como eles produzem o arroz. Aprendemos até a fazer uma vassoura vietnamita, lá as vassouras são feitas a mão. Pescamos peixes usando cestos. Eu fiz um post para falar somente sobre o Yen Duc Village Tour, assim se você interessar-se por este tour pode ler um relato mais detalhado e ver mais fotos.

Visita a Casa Vietnamita

Nós dormimos nessa vila. E assim acabou nosso terceiro dia.

Quarto dia – Vila vietnamita e mais de Hanói

No quarto dia, acordamos cedo, tomamos nosso café e saímos fazer um passeio de bicicleta na vila. Passeamos pelos campos de arroz. O cenário era completamente diferente de Halong Bay, ou Hanói, mas tão lindo quanto.

Passeio de bicicleta na vila vietnamita

Depois fomos passear no mercado da cidade, e encontramos produtos muito inusitados a venda. Além de algumas frutas que não conhecíamos. É um mercado local da própria vila, então os próprios moradores fazem compras lá

Mercado local da própria vila

Almoçamos, e fomos ver o Water Puppet Theater, um show de fantoches que ocorre sobre a água. Os fantoches são muito simples, eu realmente achei que seria entediante. Mas fui encantada pelas histórias contadas através desses simples fantoches. Eu senti o carinho e o orgulho que eles tinham em fazer o teatro. Eu realmente adorei, e recomendo que você não deixe o Vietnã sem ver esse tipo de atração, independentemente do lugar que você escolha.

Voltando a Hanói, já de tardinha, fomos passear no Old Quarter novamente. Escolhemos um lugar para lanchar. Nos despedimos do Vietnã passeando pelas ruas caóticas desse bairro. Mal conseguíamos andar entre tantas pessoas, motos, carros e mais motos. Mas isso não me incomodou, era o jeito do lugar, quem vai ao Vietnã tem que esperar encontrar o caos na cidade de Hanói, e a calma em Halong Bay.

Trânsito em Hanói

Nesses quatro dias passamos por universos tão diferentes. Pudemos apreciar a cidade grande e agitada. Pudemos aproveitar o paraíso natural em Halong Bay. E por fim, conhecer uma vida completamente diferente da que vivemos, a vida em uma vila vietnamita. Eu realmente adorei nossos quatro dias no Vietnã, reconheço que foram poucos dias, pois o país tem mais a oferecer. Mas a gente que viaja nas férias tem que fazer mais coisas em menos tempo, pois o mundo é grande demais.

Dicas de Hospedagem em Hanói

Em Hanói encontrar um bom hotel a um preço baixo não é difícil. Na internet não faltam boas opções muito bem localizadas e com preços muito bons. Eu vou colocar algumas opções que recomendo, inclusive do hotel no qual ficamos. Mas antes de efetuar qualquer reserva leia as avaliações para saber se o nível de serviço continua tão bom quanto é hoje (abril/2019).

Hotéis té 100 reais por casal a diária

Hanói Prime Center
Hanoi Genial Hotel
Sapien Old QuarterMalo Homestay
Hanói Malo Boutique
Hanoi Golden Hotel
Hanói Friendly House
Golden Wings Hotel
Hanoi Boutique Hotel
Hanoi Luxury House
Hangmy Boutique hotel que ficamos

Hotéis até 200 reais por casal a diária

La Paix Hotel
Antique Hotel
Viola Roya Hotel
Nova Luxury
Prince Hotel
Aquarius Legend
Golden Sun
Hanoi Golden Moon
Blue Paradise
MayFlower Hotel
Rising Dragon Villa
Hanoi Buffalo
Splendid Pearlight

Hotéis de luxo (500-750 reais)

Gallery Classy
Apricot Hotel
Hanoi La Siesta Hotel
The Lapis Hotel
Silk Path Boutique
Damsels Hanoi Boutique

A comida do Vietnã

A comida do Vietnã é muito saudável e saborosa. Você encontrará carnes, peixes, legumes, frutas e muito arroz. Carnes assadas cortadas em pedaços e arroz são geralmente a maioria das opções. E não saia de lá sem comer um rolinho primavera, prato mais conhecido do país. Em alguns restaurantes encontramos pratos com influências de outros países, como o caso do arroz com abacaxi, que me lembrou muito a comida tailandesa. Para a sobremesa o mais comum eram frutas.

Comida no Vietnã

Quanto custa viajar para o Vietnã

Sempre que viajamos anotamos o preço dos hotéis, restaurantes e passeios que fazemos. Com isso, além de termos um maior controle sobre nossos gastos de viagem, podemos compartilhar com vocês que querem ter uma ideia dos preços das coisas no destino escolhido.

Notem que esses são nossos gastos, e você pode gastar mais ou menos de acordo com seu padrão de viagem. Além disso, considere a cotação da moeda na data de sua viagem.

Custos da viagem ao Vietnã para 2 pessoas durante 4 dias em MAR/2019
DescriçãoGasto Moeda LocalGasto ReaisDicas
Van Aeroporto - Hotel₫200.000R$33,93
Hotel Hanói - Reserve aqui₫520.000R$88,21
Chip de celular com Internet₫200.000R$33,93
Entrada Gnoc Son Temple₫60.000R$10,18
Almoço dia 1 (lanche)₫130.000R$22,05
Ingresso Museu da Mulher₫60.000R$10,18
Ingresso Prisão Hoa Lo₫80.000R$13,57
Jantar dia 1₫800.000R$135,70
Ingresso Show Ca Tru₫640.000R$108,56
Cruzeiro 2 dias/1 noite refeições inclusas$400,00R$1.600,00
Bebidas não inclusas
Bebidas durante cruzeiro₫355.000R$60,22
Passeio Vila 2 dias/1 noite refeições inclusas$240,00R$960,00
Bebidas não inclusas
Bebidas na Vila₫80.000R$13,57
Jantar dia 4₫225.000R$38,17
Van até Aeroporto₫200.000R$33,93
TOTALR$3.162,20

Gostou das nossas dicas ? Tem vontade de viajar, mas não sabe como planejar uma viagem? A gente pode planejar sua viagem com você. Auxiliamos desde a compra das passagens, elaboração do seu roteiro, indicação do hotel que combina com você e cabe no seu orçamento, até orientação sobre documentação e itens para levar na mala. Faça um orçamento gratuito e veja como viajar pode ser mais fácil que você imagina! Acesse nossa seção de Consultoria de Viagem.