INÍCIO

DICAS

BRASIL

EUROPA

AMÉRICA

AFRICA

ÁSIA

SEU ROTEIRO

Stopover em Xangai – Uma escala de 10 horas na China

Xangai é uma cidade incrível. Nós tivemos um rápido stopover por lá em uma escala de 10 horas na cidade, entre um voo e outro. E acredite, nesse tempo conseguimos curtir algumas atrações da cidade.

Paisagem de Xangai

Cidade antiga em Xangai

Dicas para sua escala ou stopover em Xangai

Antes de planejar sua rápida visita a Xangai, você deve ter algumas coisas em mente. A China é um país bem diferente do Brasil. E essas dicas farão sua viagem ficar mais confortável.

Visto de trânsito – se você for realizar uma escala ou stopover de até 72 horas não precisará solicitar o visto antecipadamente. Poderá solicitar o visto de trânsito na chegada. Eles pedem apenas o passaporte e a passagem de saída da China.

Internet – Em Xangai usar a internet é algo muito mais complicado que você possa imaginar. Mesmo que você ative sua internet no celular, ou encontre um lugar com WiFi, vários de seus aplicativos não irão funcionar. Esqueça qualquer aplicativo do Google: Gmail e Maps. WhatsApp, também é bloqueado. Facebook, Instagram e muitos outros dos nossos apps favoritos são proibidos por lá. Para conseguir se locomover baixe o Maps.Me. E se quiser se comunicar com a família, tenha um segundo e-mail disponível em seu celular.

Dinheiro – em Xangai é simplesmente impossível passar o cartão de crédito. Acredite nem mesmo o Mac Donald’s do aeroporto internacional aceitava cartão de crédito. Antes que você os julgue ultrapassados, saiba que os chineses já usam QRcode no celular para pagar suas contas instantaneamente, e por isso o cartão é considerado obsoleto. Como você não tem conta em um banco chinês tem que levar dinheiro para poder realizar suas compras.

Transporte até o centro

Chegando em Xangai, depois de passar pela imigração, a primeira coisa que você precisa fazer é chegar ao centro. Lá estarão as principais atrações da cidade, e é onde você passará suas poucas horas em Xangai

Mapa de Xangai

Existe um trem de velocidade rápida, chamado MagLev, que liga o aeroporto Pudong ao centro. É a forma mais rápida de chegar às atrações de Xangai, e como você tem apenas uma escala de poucas horas, essa será também a melhor maneira de chegar ao centro.

Você viajará a 300 km/h, e chegará na Estação de Metrô Longyang Rd em 7 minutos, de lá siga até a estação East Nanjing Road, mais 20 minutos. O MagLev está disponível de 15 em 15 min. Conte pelo menos uma hora para fazer o percurso total.

Atrações – Escala ou stopover em Xangai

Se você só tem algumas horas de escala em Xangai, deve estar se perguntando se realmente vale a pena tentar conhecer a cidade em tão pouco tempo. E a resposta é depende. Quantas horas você tem? Você perderá algum tempo na imigração, mais uma hora até o centro da cidade, e outra hora para a voltar ao aeroporto, portanto 3 horas perdidas. Além disso, é sempre bom chegar 2 horas antes da decolagem do seu voo. Ou seja, 5 horas de sua escala estarão perdidas.

Se você tem mais de 10 horas de escala, e não conhece a China, eu realmente acredito que vale a pena descer e conhecer a cidade. Se você tiver menos que isso não compensa. Será muito arriscado, na minha opinião.

Roteiro de algumas horas em Xangai

Abaixo nosso roteiro. Nas cinco horas que nos restaram aproveitamos para conhecermos a cidade. E acredite, foi possível conhecer muitos pontos bonitos de Xangai em pouco tempo. E, afinal, foi muito legal a nossa rápida passagem pela China.

Mapa das atrações sugeridas no nosso roteiro

Logo que você desça na estação East Nanjing Road, já estará em uma rua super conhecida dos turistas em Xangai, a Nanjing Road. Cheia de shoppings. Qualquer lado que você olhar, mesmo que não pareça, será um shopping. Eles têm um shopping do lado do outro. E se você gosta de compras, poderá dar uma olhadinha em uma loja ou outra, mas não perca o foco, Xangai tem muito mais que lojas.

Dica: se você espera encontrar bugigangas baratíssimas, esqueça! Eu simplesmente viajei para três cidades da China, imaginando que teria um Ali Express na rua, e não encontrei nada disso. Pelo contrário, a maioria das lojas com as quais me deparei eram de grife, e tinham preços caríssimos. Mesmo em feiras de rua, os preços de venda são bem maiores do que os preços dos produtos chineses que vemos na internet.

Nesta rua, também será uma boa hora para comer. Afinal, você viajou horas, e deve estar faminto. Lá você encontrará alguns shoppings de comida. Logo no começo já existem alguns. São lugares com muitas lojas de comida e restaurantes. Nos comemos em uma dessas lojas. Tem várias opções, nós optamos por comida chinesa, logicamente.

Em Shangai existem shoppings de alimentação

Depois disso, siga caminhando pela Nanjing Road até chegar nas margens do HuangPu River, um rio que corta a cidade de Xangai. Lá você terá acesso a vista mais impressionante da cidade. Com a Torre de Pérola ao fundo, essa paisagem é um dos cartões postais da cidade. Depois de tirar algumas fotos nós seguimos para o nosso próximo destino: a cidade antiga (Old Town).

Vista da margem do Rio Huangpu

Paisagem com Torre da Pérola do Oriente

A cidade antiga é simplesmente a atração mais apaixonante de Xangai. Tudo que você imagina sobre a China está ali. Aquela arquitetura com telhados pontudos talhados em madeira. Imagine muitas destas construções, uma do lado da outra, e ainda iluminadas. Quando chegamos a cidade antiga, eu percebi, que sair correndo do aeroporto até o centro com as mochilas nas costas para passar apenas cinco horas passeando pela cidade tinha valido a pena.

Prédios da cidade antiga

Nós passamos algum tempo caminhando entre aquelas construções, olhando cada lojinha. Tem muitas lojinhas por lá, e é possível comprar algo com preço bacana se você negociar. E jogue o preço lá embaixo, pois pagamos um quarto do valor pedido em uma lembrancinha.

Arquitetura presente na cidade antiga em Xangai

De lá, se você ainda tiver tempo pode ir ao Jardim Yu, muito famoso em Xangai. Nós não chegamos a ir nele, perdemos muito tempo entrando em shoppings. Ou se você tiver mais tempo, pegue um taxi vá até a Torre de Pérola e aprecie a vista lá de cima. Mas sempre tenha cuidado com seu tempo disponível.

Faça como a gente e monte um roteiro com as atrações na ordem em que deseja ver. Se você não quiser passear pela Nanjing Road pode simplesmente ir direto a Torre de Peróla. E depois disso seguir para a cidade velha. O importante é visitar o que dá, e assim que chegar o momento de voltar, retornar ao aeroporto. Perder o restante de seu voo não está nos planos.

Comida em Xangai

Se você tiver uma escala de 10 horas como a gente, poderá aproveitar seu tempo para ter pelo menos duas refeições em solos chineses. Será uma ótima oportunidade para conhecer a comida chinesa, ou pelo menos ter um gostinho dela.

O primeiro cuidado a tomar é evitar restaurantes que demoram a servir a comida ou que possuem filas. Tem várias opções de restaurantes que são bons e servem comidas chinesas rapidamente.

Nós optamos por visitar os shoppings de comidas. Imagine um shopping cheio de lojas de comida. Balas, doces de todos os tipos, biscoitos, e comidas que você nem sabia que existiam. Além disso, nesses mesmos locais, havia muitos restaurantes, com a foto dos pratos, ficando mais fácil para o turista escolher a comida.

Eu vou deixar a foto dos nossos pratos. Eu não sei o nome do que comi, pois o cardápio é todo em Chinês, mas em nossa viagem pela China nos deparamos com esses pratos várias vezes. Uma coisa bem chata na hora de comer na China, foi conseguir escolher pratos com gosto salgado. Eles misturam muito a comida, e você olha a foto de um macarrão, acha que não tem erro, e quando prova descobre que o molho tem açúcar. Imagine um macharrão, pedaços de carne de porco e um molho com gosto muito doce. Pois é.

Cardápio em chinês

Comida chinesa

Em um dos lugares que comi, eu escolhi um cachorro quente, com apenas uma salsicha e um pão, e a salsicha era extremamente doce. Meu cachorro quente estava mais doce que a sobremesa que meu marido escolheu. Simplesmente tivemos que jogar algumas comidas fora por essa razão, eu não conseguia comer aquelas coisas com carne e açúcar.

E eu queria ter uma dica para que você não passe pelo que passamos, mas eu não tenho. Era na sorte, e mesmo quando eu perguntava se era salgado, eles me diziam que era. Mas era doce. Então pesquise pratos antes de sair do Brasil. Veja as imagens, leve no celular. As fotos que eu mostrei aqui eram de pratos salgados.

Enfim, apesar de comer uma salsicha cheia de açúcar, nossa escala em Xangai foi ótima. Eu adorei poder conhecer um pouquinho da cultura chinesa e apreciar as belas paisagens dessa cidade. Continuamos nossa viagem e levamos com a gente lindas memórias de Xangai.