INÍCIO

DICAS

BRASIL

EUROPA

AMÉRICA

AFRICA

ÁSIA

SEU ROTEIRO

Tudo sobre Lisboa: O que fazer em 4 dias

Lisboa é um destino querido dos brasileiros. Neste post você irá encontrar tudo sobre Lisboa: os principais pontos turísticos da cidade, algumas sugestões de bate e volta, quando ir, quantos dias ficar. Além disso, um roteiro de 4 dias com dicas do que comer na capital portuguesa e os preços das coisas em Lisboa.

Lisboa é uma cidade grande cheia de histórias para serem contadas. Há história em suas ruelas, nas janelas típicas dos apartamentos, nos grandes monumentos como a Torre de Belém, têm história até no pastelzinho de nata.

Para nós, brasileiros, a história portuguesa é mais fascinante. Ela se mistura com nossa própria história em vários momentos. Passeando por museus, igrejas antigas e até em uma pequena praça você poderá se deparar com algum nome conhecido por aqui também.

Viajar em Portugal também é se sentir em casa. A comida é um pouco mais parecida com a nossa, do que em outros lugares. E, por fim, ouvir nosso lindo português pelas ruas faz a gente se sentir mais feliz, ainda mais se você não fala inglês fluentemente.

Mirante do Castelo de São Jorge em Lisboa

Lisboa é a principal cidade de Portugal. A cidade é grande e, como falei, cheia de opções. Mas também há outros lugares que você pode querer conhecer como Porto, Algarve e Ilha da Madeira. Em nossos dias em Portugal, nós combinamos as cidades de Lisboa e Porto, isso porque era inverno. Mas no verão prefira combinar Lisboa com Algarve, ou ainda se puder visite as três.

Dica: Está com dificuldade para planejar sua viagem à Europa? A gente pode planejar sua viagem com você. Acesse nossa seção de Consultoria de Viagem Personalisada.

Quantos dias ficar em Lisboa

Em Lisboa há muitas opções de entretenimento para o turista, portanto você pode ficar até 7 dias na cidade que haverão lugares para você conhecer. Mas em 4 dias na cidade você poderá ver o essencial e ainda passar um dia em Sintra e outro dia em Cascais.

Se você gosta de fazer tudo com calma fique 5 dias no total. Se você é do estilo de viajantes que quando viaja quer conhecer o máximo de lugares em pouco tempo, fique 4 dias. Menos de 4 dias eu não indicaria, pois a cidade é grande e ir a Sintra e a Cascais faz parte do turismo de quem vai a Lisboa.

Quando ir a Lisboa

Uma qualidade de Lisboa é que você pode ir para lá em qualquer época do ano. No verão, as ruas estarão cheias de vida e no fim de tarde poderá apreciar um happy hour a céu aberto. No inverno, você poderá andar elegante pelas ruas e ver atrações menos lotadas. No outono e na primavera, a temperatura é mais agradável. São as minhas estações favoritas. De dia faz mais calor, de noite faz frio.

O que fazer em 4 dias em Lisboa

A seguir, as atrações mais famosas de Lisboa para você conhecer em 4 dias. Eu vou colocar as atrações mais imperdíveis primeiro, assim se você ficar pouco tempo na cidade poderá fazer o roteiro nesta ordem e ver o que a cidade tem de melhor. Se puder faça todas as atrações, e aproveite a viagem.

Primeiro dia em Lisboa

As atrações a seguir são sugeridas para seu primeiro dia em Lisboa. São as atrações principais.

Torre de Belém

Eleita uma das sete maravilhas de Portugal, é a atração mais imperdível de Lisboa. Não há a possibilidade de você visitar Lisboa, mesmo que por um dia, e deixar de ir a esse lugar que também é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

A arquitetura da Torre de Belém é incrível, cheia de detalhes, rodeada por figuras nacionalistas que foram esculpidas em suas paredes. Considerada uma obra do estilo manuelito, o arquiteto responsável pelo seu projeto foi Francisco de Arruda. A função inicial da torre era militar.

Torre de Belém

Dica 1: Vá a Torre pela manhã, no horário mais cedo que você puder. Essa foi a atração com maior fila em Lisboa, e o número de visitantes dentro da torre é restrito, a fila demora a andar. Por isso, vale a pena se organizar e acordar mais cedo neste dia. Cao você não goste de acordar cedo compre ingresso antecipadamente.

Dica 2: Prepare-se para subir escadas, muitos e muitos degraus. Além disso, a escada é super estreita. Tínhamos que esperar alguém descer para poder subir, e vice versa.

Monumento aos descobridores

Se você foi até a Torre de Belém, de lá mesmo poderá avistar o monumento Padrão dos Descobrimentos, basta caminhar alguns metros nas margens do Rio Tejo. É um museu com uma arquitetura de impressionar. Na verdade, eu poderia dizer que é uma escultura que também tem um museu.

Monumento aos Descobridores

Nós não entramos no museu. Mas ir até esse monumento no formato de uma caravela e ver os detalhes dos vários descobridores portugueses nela esculpidos vale muito a pena. Esse monumento foi construído como uma homenagem ao Infante D. Henrique.

Mosteiro dos Jerónimos

Mais uma obra manuelita localizada em Lisboa, é também considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Foi construído em rocha calcária, e sua construção se arrastou por centenas de anos. Ao final, monges da Ordem de São Jerónimo foram convidados para morar ali, e assim surgiu o nome Mosteiro dos Jerónimos.

Mosteiro dos Jerónimos

A arquitetura do mosteiro é impecável. E a história muito interessante. Ali também surgiu o pastel de Belém. Em um momento de dificuldade financeira, um dos monges coloca o pastel de nata a venda. Assim, pessoas que visitavam a região de Belém e provaram o pastel começaram a espalhar a fama desse doce português. Até hoje a receita é a mesma, e para comer o típico pastel de Belém, aproveite, e vá até a Loja Pastéis de Belém que fica apenas alguns passos do mosteiro.

Dica 3: Essa é a segunda atração mais concorrida de Lisboa, para evitar as filas compre seu ingresso no museu que tem ao lado do mosteiro. Os viajantes desavisados ficam todos na fila da entrada do mosteiro e, em algumas ocasiões, não há fila alguma no museu.

Mercado da Ribeira

O Mercado da Ribeira é um daqueles lugares imperdíveis. Eu que amo viajar e provar a gastronomia das cidades achei esse lugar muitíssimo organizado. Lá você encontrará os principais pratos da culinária portuguesa, oferecidos por vários restaurantes e chefs reconhecidos em Lisboa.

Mercado da Ribeira

Entre as opções mais tradicionais: bolinhos de bacalhau, bacalhau com natas e pastéis de nata. Há também hambúrguer, opções vegetarianas, drinks e bebidas. É um lugar bem eclético que atenderá a qualquer paladar. Nós gostamos tanto que fomos duas vezes.

Segundo dia em Lisboa

No segundo dia em Lisboa, passamos por cantinhos lindos. Nesse dia que você vai sentir a cidade. Andar em seus bairros famosos, em seu bondinho. Enfim, sentir-se parte da cidade.

Bondinho – Tram 28

Ir a Lisboa e não andar em um dos tradicionais bondinhos do século 18, não faz o menor sentido. Pelo menos para mim, que amo experiências desse tipo. Aqueles bondes eram usados pelos nossos antepassados para o transporte. Eu adorei a experiência de sentir como era ir de um ponto a outro no passado.

Mas se você não gosta de ambientes apertados, passe longe desses bondinhos. Não adianta ir só porque é uma atração turística. Haviam algumas pessoas reclamando muito durante o trajeto, sendo até mal-educadas. Vá com a mente aberta, esse bonde é menor que os demais, e é um trajeto bem turístico de Lisboa. Ele foi preservado exatamente pela história. Ele não é confortável, é pequeno, tem pouquíssimos lugares para sentar e vai lotado.

Tram 28 em Lisboa

Dica 4: se você quer uma experiência mais legal, escolha um dos pontos de partida do bondinho, assim você tem mais chances de sentar-se. E se puder deixe para andar neste bondinho em um dia de manhã. O ponto de partida é Campo de Ourique no Cemitério dos Prazeres, então ele atravessa a cidade passando por regiões muito turísticas e termina em Martim Moniz.

Dica 5: se você tem apenas um dia em Lisboa, siga o roteiro e vá a Torre de Belém cedinho, visite o monumento aos Descobridores, coma o Pastel de Belém Original, visite o Mosteiro, faça o happy hour no Mercado da Ribeira, e termine o dia com uma voltinha no bonde, eu aposto que será o melhor roteiro para quem tem apenas um dia em Lisboa. Se você tem mais dias continue lendo as próximas atrações recomendadas.

Castelo de São Jorge

O Castelo de São Jorge é assim chamado por causa do seu santo de mesmo nome padroeiro dos cavaleiros e das cruzadas. Ele foi construído na colina mais alta do centro histórico de Lisboa, e por isso pode ser avistado de diversos pontos da cidade.

Castelo de São Jorge

Do castelo, é possível ver a cidade de Lisboa de um ângulo de 360 graus, com uma vista privilegiada. Além de passear pelos aposentos, você poderá ir à sala que mostra como era feita a segurança do castelo, trata-se de um espelho colocado em uma das salas do andar superior. Através do reflexo eles podiam ver em torno da cidade e controlar invasões.

A construção é bem rústica, envolto por muralhas. A arquitetura remete a era medieval. Mas em sua totalidade, a visita foi bastante interessante. A história do lugar e as melhores vistas de Lisboa com certeza são motivos para incluir essa atração em seu roteiro.

Praça do Comércio

Situada nas margens do Rio Tejo, a Praça do Comércio é um dos principais pontos turísticos de Lisboa. É onde os turistas descansam depois das longas caminhadas pela cidade e os artistas de rua fazem suas performances.

No meio da praça há uma estátua que homenageou D. José I ainda em vida. Curiosamente é também a primeira estátua desse tipo, um homem montado ao cavalo, construída em Portugal.

Praça do Comércio

Ali também está o Arco de Triunfo da Rua Augusta. Ele teve que ser reconstruído após o grande terremoto que abalou a cidade de Lisboa em 1755.

Elevador Santa Justa

No Elevador Santa Justa, é possível ver Lisboa através de um dos lugares panorâmicos da cidade. Sua arquitetura é muito interessante, com mais de 100 anos, esse elevador foi projetado para ligar a Cidade Baixa à Cidade Alta.

Esse local acabou se tornando um dos pontos turísticos de Lisboa. Viajantes fazem filas para apreciar Lisboa do Alto. Enfim, o local é um passeio bem para o turista. Na minha opinião você pode aproveitar seu tempo em Lisboa de uma maneira mais interessante. Como falamos há vários mirantes gratuitos espalhados pela cidade. Mas se a fila não estiver grande e dinheiro não for problema, por que não?

Elevador Santa Justa

Bairro Alfama

O Bairro Alfama é querido dos viajantes, isso porque é o bairro mais antigo de Lisboa. Além disso, a arquitetura do bairro é linda. Há várias opções de bares e restaurantes para um happy hour. Por isso, recomendo que sua visita aconteça de tardinha, quando estiver quase anoitecendo.

Bairro Alfama

Não deixe da passar na Catedral da Sé e no Miradouro da Senhora do Monte. Lá você terá uma vista linda da região. Por fim, vá ao famoso show de fado. Há diversas opções, variando de preços exorbitantes até aos mais acessíveis. Não deixe de conhecer a música tradicional de Portugal.

Bairro Alto

O Bairro Alto é o lugar ideal para sair a noite. Suas ruas agitadas, cheia de bares e restaurantes com mesas ao ar livre são um convite a tomar aquele drink ou quem sabe provar um vinho do Porto ou uma cerveja portuguesa.

Bairro Alto

Chegue de tardinha para admirar a vista no Miradouro Santa Catarina. Vá também a Igreja Santa Catarina. Passe pela Rua da Bica de Duarte Belo, uma vez já eleita a mais bonita do mundo. Por fim, termine o dia sentado nas mesinhas espalhadas pelas ruas ou vá ao Park Bar, um bar que fica em um terraço com uma vista excepcional de toda a cidade de Lisboa.

Dica: Qua tal aproceitar sua noite e ver um show de fado, música típica portuguesa? Veja esse espetáculo de show de fado no Chiado, o custo benefício é ótimo.

Terceiro dia em Lisboa

No seu terceiro dia pegue um trem e se aventure até a cidade de Sintra. Conheça seus castelos. Uma visita a Lisboa não estará completa sem uma esticadinha a Sintra.

Visita a Sintra

Quem vai a Lisboa tem também a opção de fazer alguns bate-volta (viagem de um dia). Pegando um trem é possível chegar a Sintra em aproximadamente uma hora (veja como ir de Lisboa a Sintra). Escolha um dia ensolarado e vá conhecer os castelos portugueses.

Em Sintra haverá ao menos cinco opções de atrações, que poderá deixar você em dúvida sobre o que conhecer. Eu indico que você vá pelo menos à Quinta da Regaleira e ao Palácio da Pena. São as duas atrações mais lindas. Na Quinta da Regaleira você passara por tuneis escondidos e por uma construção impressionante. E o luxuoso Palácio da Pena, que para mim é o Palácio mais lindo de Portugal.

Quinta da Regaleira em Sintra

Famosas escadas da Quinta da Regaleira em Sintra

Se sobrar tempo vá também ao Castelo dos Mouros para uma viagem mais completa. Este último mais antigo tem um estilo gótico. Neste castelo você conseguirá ver algumas belas paisagens de Sintra.

Dica 6: se chover deixe para fazer o passeio a Sintra em outro dia. Nós fomos em um dia de chuva e havia uma neblina que encobriu todo os Palácio da Pena. Ficamos bem frustrados de não poder ver o Palácio por fora.

Palácio da Pena

Dica 7: Se você gosta de fazer tours, veja esse tour que leva você aos principais pontos turísticos de Sintra e de Cascais. Se você gosta de conforto é uma ótima opção e tem opção de guia em português.

Quarto dia em Lisboa

Use esse tempo para conhecer um pedacinho do litoral português. Neste dia, vá até Cascais.

Bate e volta a Cascais

Conversamos com vários moradores que nos sugeriram ir passar pelo menos um dia em Cascais, cidade litorânea próxima a Lisboa. Infelizmente, pegamos muitos dias de chuva, e não conseguimos fazer esse passeio.

Em Cascais você encontrará um cidade pequena e organizada. Poderá passear pelas praias e então ir ao centro histórico. E se você gosta de praia coloque uma roupa de praia, pois lá é possível tomar banho de mar.

Visite Cascais

Onde ficar em Lisboa

Há várias opções de bairros indicados para se hospedar em Lisboa. Nós ficamos no Bairro da Graça, e mesmo não havendo estação de metrô próxima, havia uma linha de ônibus que nos levava até as áreas mais turísticas. Portanto como o transporte é bom, é possível se hospedar em diversos bairros.

Eu indicaria o Bairro Alfama, Bairro Alto, Centro, Graça ou Chiado. Mas tudo dependerá de sua localização. Procure saber se há pontos de ônibus e estações de metro próximas ao seu hotel.

Se você quiser dicas do Viagem na Planilha acesse dicas de hotéis. Coloque as datas de sua viagem a Lisboa e preencha as informações. Enviamos opções de hotéis bem localizados e disponíveis nas datas de sua viagem.

Nós ficamos no Lightcornerhouse no Airbnb. Para 4 noites gastamos aproximadamente R$ 720,00 (145 euros). Contamos com uma cozinha, e uma suíte com banheiro privativo e com a simpatia dos anfitriões que nos deram muitas dicas. Enfim, se você for reservar esse mesmo local, por favor leia avaliações atuais, para saber se o nível de serviço continua o mesmo. Se ainda não é cadastrado no Airbnb use nosso link para ganhar um desconto de R$ 130,00 na primeira reserva, e ajudar o blog a continuar postando dicas.

Gastronomia Portuguesa em Lisboa

Não deixe de fazer uma listinha com os principais pratos da culinária portuguesa. Em Lisboa há ampla opções de restaurantes, indo desde aos mais simples até aqueles mais sofisticados.

Eu indico que você coma ao menos uma posta de bacalhau, geralmente elas vêm envoltas em ovos cozidos e pimentões, regadas com muito azeite de oliva. Há também ampla variedade de frutos do mar, sendo o Polvo à Lagareiro, muito recomendado.

Prove o pastel de Belém e o Bacalhau português

Para o happy hour, que tal provar os famosos bolinhos de bacalhau? Os que eu mais gostei foram os que comi no Mercado da Ribeira. Por fim, não saia de Lisboa sem provar os famosos Pastéis de Belém, ao lado do Mosteiro dos Jerônimos, ou também encontrado como pastel de nata no Mercado da Ribeira.

E se você for a Sintra não se esqueça de provar a famosa queijadinha. Esse doce é conhecido até pelos próprios portugueses como a melhor queijadinha de Portugal.

Quanto custa viajar para Lisboa

Se você quer ter uma ideia dos preços em Lisboa, que tal dar uma olhada na nossa planilha de gastos da viagem. Repare que a cotação do Euro na data de nossa viagem estava R$ 4,95, se sua cotação estiver diferente veja os preços em Euro.

Custos da viagem a Lisboa para 2 pessoas durante 4 dias em JUN/2018
DescriçãoGasto Moeda LocalGasto ReaisDicas
Metrô Aeroporto até Airbnb€6,80R$33,66
Airbnb 4 diárias - Reserve aqui€145,00R$717,75
Em Lisboa achamos o Airbnb mais barato, ficamos em uma suíte muito boa com cozinha compartilhada.
Café da manhã dia 1€14,50R$71,78
Esse foi o único dia que tomamos café fora, pois o euro a 5 reais fazia dois mistos e dois cafés custar 75 reais e achamos que não era vantajoso.
Entradas Castelo de São Jorge€17,00R$84,15
Almoço dia 1€29,70R$147,02
Souvenir - Camiseta de Lisboa€8,00R$39,60
Souvenir miniatura da Torre de Belém€10,00R$49,50
Passes de Metrô€11,60R$57,42
Jantar dia 1€33,00R$163,35
Trem de Roma Areeiro até Estação Sintra€10,00R$49,50
Entradas Quinta da Regaleira€15,00R$74,25
TukTuk Estação Sintra até Palácio da Pena€10,00R$49,50
Entradas Palácio da Pena€28,00R$138,60
Táxi do Palácio da Pena até Estação de Sintra€10,00R$49,50
Almoço e Jantar dia 2 - Compras no mercado€20,00R$99,00
Neste dia, nós compramos lanches no mercado e usei a cozinha do Airbnb para fazer um jantar a noite.
Entradas Torre de Belém€12,00R$59,40
Caixinha de Pastel Belem - 5 unidades€7,50R$37,13
Compradas ao lado do Monastério dos Jerónimos, considerados os pastéis de belém originais.
Entradas Museu Nacional de Arqueologia+Monastério dos Jerônimos€24,00R$118,80
Valor para compra combinada
Almoço+Pastéis - Dia 3€29,00R$143,55
Almoço no Marcado da Ribeira
Pastel Bacalhau+Cafezinhos €7,00R$34,65
Como ainda tínhamos compras do mercado acabamos jantando no hotel
Almoço+Bolo bacalhau+PastelNata - Dia 4€29,40R$145,53
Voltamos ao Mercado da Ribeira, gostamos muito.
TOTAL€477,50R$2.363,64

Por fim aproveite sua viagem, e se sentir falta de algum ponto turístico imperdível de Lisboa em nosso roteiro ou alguma informação importante, conte para gente!
Se você tem dificuldade de planejar sua viagem, ou até sabe como mas não tem paciência ou tempo, a gente pode planejar sua viagem com você. Nós estaremos lhe auxiliando em todos os passos. Faça um orçamento gratuito e veja como viajar pode ser mais fácil que você imagina! Acesse nossa seção de Consultoria de Viagem Personalisada.