INÍCIO

DICAS

BRASIL

EUROPA

AMÉRICA

AFRICA

ÁSIA

SEU ROTEIRO

Uma equação simples para economizar no seu roteiro de viagem

As pessoas costumam pensar que viagens ao exterior é coisa de quem tem muito dinheiro. Mas não é preciso ser rico para atravessar os oceanos e conhecer novas culturas. Definitivamente não!

O primeiro passo é se fazer a seguinte pergunta: quanto eu posso gastar em uma viagem? Isso é muito pessoal, pois duas pessoas que ganham o mesmo salário vão estar dispostas a gastar valores diferentes. Ninguém é igual, as prioridades de cada um são diferentes. Há quem prefira andar de carro novo, há quem prefira roupas de marca e há os que, como eu, preferem viajar. A dica é que, independentemente de suas preferências, você defina um valor, dentro de suas possibilidades, para gastar na sua viagem.

Com o orçamento definido, vem a parte mais difícil, o planejamento de sua viagem. O planejamento da viagem é uma equação complexa que envolve poucas variáveis, mas muitas combinações de possibilidades. Para quem não sabe, na matemática, variável é aquilo que pode ter vários valores na equação. Por exemplo, a duração da viagem é uma variável que poderá assumir diversos valores, um dia, dois dias, três dias...

Variáveis da viagem: data, antecedência, duração, destino e nível de hospedagem. Você economiza quando manipula essas variáveis a seu favor.

E como podemos manipular as variáveis e diminuir o custo da viagem?

A data que você decide viajar pode te ajudar a economizar. Não escolha as datas que todo mundo costuma tirar férias, como por exemplo os meses de janeiro e julho. Nesses meses as passagens costumam ser mais caras.

A antecedência com que você começa a planejar sua viagem é um fator muito importante para sua economia. Se você começa a reservar os hotéis com antecedência, você terá mais opções disponíveis, poderá encontrar opções boas e baratas que costumam já estar reservadas quando você deixa para última hora. Além disso, você pode acompanhar os preços da passagem e aguardar o melhor momento para realizar a compra. Mas essa variável, para quem trabalha, é muito difícil de ter controle. Em muitas empresas é difícil marcar férias com muita antecedência e a gente acaba pagando mais por isso!

A duração da viagem é o tempo que você pretende ficar no seu destino. Não é porque você tem trinta dias de férias, que precisa passar trinta dias viajando. Você pode viajar e conhecer um lugar legal em 20, 10 ou 5 dias, e conseguir colocar aquela viagem que você achava que era impossível dentro do seu orçamento.

O destino é aquela cidade que você escolheu para conhecer. Uma mesma viagem pode ter um ou mais destinos. Cada destino tem um custo diferente. Os preços de hotéis, restaurantes, supermercados, entradas em atrações varia conforme o destino que você escolhe.

O nível da sua hospedagem também vai interferir no seu orçamento (essa aqui é óbvia né). Temos opções de hospedagem como hostel, pousadas, AirBnb, hotéis 1, 2, 3, 4 ou 5 estrelas... enfim é muita opção. Mas se você quer aproveitar a viagem escolha uma que combine com você. Não adianta ficar em quarto compartilhado com mais 10 pessoas se você não vai se sentir bem. Tem gente que gosta de bagunça e festa, e tem quem gosta de privacidade e silêncio. A viagem é para ser agradável e não um sacrifício.

Enfim, nesta equação de infinitas possibilidades, a melhor resposta (otimização da equação) é diferente para cada pessoa. Podemos dizer que você (isso você mesmo) é a variante principal! São as suas preferências e também sua flexibilidade, que definirá qual o valor necessário para você fazer a viagem dos seus sonhos!

Gostou das dicas? Você pode planejar sua viagem com a gente. Auxiliamos nas compras das passagens, montamos seu roteiro, encontramos o hotel que combina com você e cabe no seu orçamento. O orçamento é gratuito, basta preencher o formulário. Acesse nossa seção de Consultoria de Viagem.